Atenção - Post atualizado em Novembro de 2022.
A tempos penso em postar algo falando sobre o custo de vida na Holanda, falar sobre custo da energia (eletricidade + gás), telefonia, TV a cabo, transportes, enfim... no entanto, cada um tem o seu padrão de vida, seus gostos, suas necessidades, logo qualquer coisa que eu escrevesse aqui seria algo puramente baseado em meus padrões de consumo e dificilmente se aplicaria a qualquer outra pessoa ou família...
Só para dar um exemplo... vamos falar de leite... 1 litro de leite aqui pode custar de 48 centavos de Euro até 1,45 Euros, obviamente esta diferença está ligada a qualidade e também ao tipo do leite em questão (magro, integral ou sem lactose)
O mesmo se aplica a serviços como por exemplo a TV a cabo , os pacotes disponíveis (TV+Internet+Telefone) podem variar de 40 Euros até 100 Euros.
Outro exemplo, energia... na Holanda existem no mínimo 10 provedores de energia elétrica (sim aqui você escolhe de qual companhia vai receber a sua energia), o diferencial de cada empresa esta ou na forma como a energia é gerada (Eólica, solar, energia nuclear ou termo elétrica) ou nas ofertas de acordo com o consumo e o período em que a energia será consumida (utilização da energia elétrica após o horário de pico, costuma ser cerca de 20% mais barata que em períodos de maior utilização).
Custo de Vida X Cultura
No ano seguinte em que nos mudamos para a Holanda e compramos a nossa casa, acostumados a manter a temperatura da casa digamos em um clima bem agradável (acima de 23 graus) tivemos uma surpresa enorme na hora de fechar a conta de energia no final do ano, pois descobrimos que o excesso na utilização gás (utilizado para o aquecimento), nos custou uma diferença de 750 Euros.
Naquele tempo não fazíamos ideia de como ajustar a temperatura da casa nos durante os meses de frio, ou quais cômodos da casa que deveriam ficar mais ou menos aquecidos. Além disso casas com isolamento ineficiente tendem a gastar mais em aquecimento.
Algumas destas perguntas podem até ser facilmente respondidas, entretanto independente das respostas cada um tem sua preferência por temperaturas mais quentes ou mais frias e são estas preferências que ditaram obviamente o seu consumo e é claro ai cabe a você balancear o seu custo e suas referencias.
Claro que poderíamos escrever um post enorme falando sobre o custo de vida na Holanda, mas o grande problema seria manter este post atualizado de forma suficiente para continuar ajudando aos novos futuros moradores da Holanda, assim, durante a nossa busca encontramos o site do
Numbeo, o site é especializado em referências de custo de vida, não só para a Holanda, mas para qualquer país no mundo. O site também permite comparações e disponibiliza de várias referências sobre custo de vida tais como custos de moradia, energia, transporte, alimentação, seguros, etc.
No exemplo acima comparamos através do site Numbeo o Custo de vida em Belo Horizote (Minas Gerais) e Eindhoven (Holanda).
Outro site interessante é o http://www.independer.nl através dele você pode comparar as vantagens e desvantagens de seguros de casa, automóvel, financiamentos habitacionais, taxas de juros para empréstimos entre outras opções.
Em 2021, o seguro saúde (obrigatório) custa em média 150 Euros por adulto, entretanto, isso inclui apenas o serviço básico e exclui quaisquer despesas extras (tais como quarto privativo, custos com óculos e lentes por exemplo).
Atualização Novembro 2022: Devido a invasão da Ucrânia e restrições impostas entre Europa e Russia, o custo do gás utilizado nas casas aumentou cerca de 100% em relação ao mesmo período em 2021, o custo medio do aquecimento e eletricidade em uma casa de 3 pessoas chega a 3400 Euros/Ano.
Se você está pensando em imigrar para a Holanda, leia também nossos post sobre expatriação e contratos de trabalho na Holanda, e Imóveis na Holanda.
Leia também:
Como é criar um filho no exterior
Keukenhof e seus lindos campos de tulipas
Compras na Holanda
Amsterdão roteiro de 1 dia
Vai visitar Eindhoven?
Comentários