quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Informações sobre o custo de vida na Holanda


Atenção - Post atualizado em 2014.

A tempos penso em postar algo falando sobre o custo de vida na Holanda, falar sobre custo da energia (eletricidade + gás), telefonia, TV a cabo, transportes, enfim... no entanto, cada um tem o seu padrão de vida, seus gostos, suas necessidades, logo qualquer coisa que eu escrevesse aqui seria algo puramente baseado em meus padrões de consumo e dificilmente se aplicaria a qualquer outra pessoa ou familia...

Só para dar um exemplo... vamos falar de leite... 1 litro de leite aqui pode custar de 42 centavos de Euro até 1,15 Euros, claro que ai também está a diferença entre um leite magro e um leite integral.

TV a cabo a mesma coisa, existem pacotes (TV+Internet+Telefone) que variam de 45 Euros até 100 Euros.

Outro exemplo, energia... aqui na Holanda existem no mínimo 10 provedores de energia (sim aqui você escolhe de qual companhia vai receber a sua energia), tem empresas que trabalham com energia limpa, outras utilizam energia nuclear, e por ai vai... cada uma é claro tem seu preço e suas condições...

Mais um exemplo bem legal, ano passado tivemos que pagar excesso pelo uso do gás, extrapolamos e feio e o prejuízo ficou na casa dos 750 Euros (ah...aqui não tem essa de 3x no cartão), o problema nesse caso é que não fazíamos ideia de como ajustar a casa nos durante os meses de frio... coisas simples como a qual temperatura devemos deixar ajustado o termostato da casa? Quais os cômodos da casa que devem ficar mais ou menos aquecidos? Quais tipos de casa estão propensos a gastar mais em aquecimento?

Algumas destas perguntas podem até ser facilmente respondidas, entretanto independente das respostas cada um tem sua preferência por temperaturas mais quentes ou mais frias e são estas preferências que ditaram obviamente o seu consumo e é claro ai cabe a você balancear o seu custo e suas preferencias.
-->
E foi pensando nisso que encontrei na internet um site super legal do Nibud (em português, Instituto Nacional de Informações sobre Finanças Familiares), no site eles tem vários exemplos em Inglês e Holandês sobre custo de vida, dando vários exemplos envolvendo custos de moradia, energia, transporte, alimentação, seguros, etc.

Neste mesmo site tem um documento super completo com mais informações sobre custo de vida, neste mesmo documento existe uma comparação do custo de vida na Holanda com o de outros países na Europa.

Mais informações: 

Outro site interessante é o http://www.independer.nl através dele você pode comparar as vantagens e desvantagens de seguros de casa, automóvel, financiamentos habitacionais, taxas de juros para empréstimos entre outras opções.

O site Numbeo oferece uma excelente ferramenta de comparação entre o custo de vida com informações e valores de vários países no mundo.

Até 2011, o seguro saúde (obrigatório) custava entre 100 e 200 por adulto, entretanto, devido a uma reforma fiscal recente, estes valores subiram cerca de 20%, isso inclui apenas o serviço básico e exclui despesas extras fora do valor de (eigen risico) ou carência determinada pelo plano.


Se você está pensando em imigrar para a Holanda, leia também nossos post sobre expatriação e contratos de trabalho na Holanda, e Imóveis na Holanda.

Leia também:
Como é criar um filho no exterior
Keukenhof e seus lindos campos de tulipas 
Compras na Holanda
Amsterdão roteiro de 1 dia
Vai visitar Eindhoven?

Nenhum comentário: