domingo, 23 de agosto de 2009

Como criar um filho no exterior.

Passada toda a correria da mudança, papéis e mais papéis, busca por casas, carteira de motorista e todas aquelas outras coisas que são extremamente necessárias para nossa vida em um novo país, naturalmente começamos a nos envolver com a nova cultura, seja através da TV, dos jornais, através das pessoas que puxam papo em qualquer ponto de ônibus enfim, é inevitável se deparar com costumes bem diferentes daqueles aos quais fomos criados. As crenças, os valores, as opiniões, a moda, a língua, tudo é novo e requer de nós uma adaptação.

Se para nós é difícil, como será então para as crianças ?

Essa é uma pergunta que me fazia mesmo antes de nos mudarmos para a Holanda, a preocupação sobre como seria criar minha filha em um ambiente onde eu mesmo não me sentia seguro, uma língua estranha, um clima estranho, um padrão alimentar diferente do Brasileiro, enfim em algo novo aonde nem eu mesmo sabia em detalhes o que iria vivenciar.

Para facilitar o entendimento dos leitores vou dividir a explicação por assuntos, porém antes de começar a explicar, é muito importante se ter uma coisa em mente.

Não tente mudar as coisas ou esperar do seu novo país que as coisas sejam como eram no seu país de origem, essa dica vai desde sua busca pelo leite ninho até a maneira de como funcionam os Huisarts (médico da família), enfim, não espere que o médico vá atender ao seu filho exatamente como era Brasil. A regra geral para que você não se torne infeliz com tudo ao seu redor, é EVITE COMPARAR, mas é claro corra também atrás daquilo que você tem direito
 ;-).

Alimentação:
Logo que chegamos na Holanda, nos preocupamos muito em encontrar carne e legumes para as refeições de minha filha, no Brasil, ela já começara, com a indicação do pediatra a almoçar ou jantar, gradualmente alguns legumes e frutas e é claro, estávamos preocupados em encontrar uma boa variedade de legumes e frutas para continuar alimentado-a, da melhor maneira possível. A principio como mencionei acima, tentamos encontrar legumes e verduras tipicamente brasileiros, embora haja uma grande variedade de legumes e frutas na Holanda, não espere encontrar na feira ou no mercado frutas como sirigüela, umbu, ou mesmo uma jaca... e nem tampouco, nhame, quiabo ou mandioquinha.. (Hummmm bateu uma vontade agora... falar de comida é fogo rs...)Embora eu pessoalmente não tenha visto os legumes e frutas mencionados acima, eu não dúvido que ainda seja possível encontra-los... Talvez com outro nome ou em uma outra váriedade, entretanto, aqui também se acha muitos legumes, frutas em excelente qualidade, muitas vezes diria eu superiores as encontradas no Brasil.

NOTA:Leia nosso post sobre Produtos Brasileiros na Holanda

Apenas para ilustrar, aqui se encontra: Batata, tomate, vagem, cenoura, pimentão, pepino, cebola, milho verde (doce), laranja, banana, manga, abacate, pêra, abacaxi, mamão, melão, morango (muiiiito bom), uvas sem caroço, figo, enfim, dá pra alimentar o pequeno muito bem...

Com relação as carnes, também se encontra carnes de boi, porco, carneiro, peixe, entre outras...

Outro ponto bastante positivo e que torna a vida dos pais mais simples e a dos pequenos mais cheia de experiências é que por aqui, muitas frutas por exemplo são vendidas já limpas e em pedaços a um ótimo preço.

Com relação as papinhas industrializadas também se encontra uma variedade, acredito eu, bem superior a do Brasil, diversas combinações de legumes, carnes e frutas. E o gostinho, pasmem... :-) é o mesmo para todas :-)

Esse post já ficou um pouquinho longo... continuamos com este assunto no próximo post.
Abraço a todos.

Leia também:
Eindhoven roteiro/guia "quase" completo
Como criar um filho no exterior segunda parte
Compras via internet na Holanda
Castelos Medievais na Holanda

2 comentários:

helen disse...

rose desculpe talvez v nao tenha encontrado ainda mas aqui tem leite ninho sim, eu smepre ocmpro tem no supermercado C1000, e inhame, jaca, taioba, mostarda, xuxu quiabo verdinho novinho voce enocntra sim pois eu smepre combro beijos e boa sorte na sua nova vida na holanda

Rose e Lisa disse...

Oieee...

Helen,

obrigada pelo comentário... então, leite ninho tem no Albert Heijn também... agora quiabo que eu amo, nunca encontrei no C1000... rs...

esse post foi escrito pelo meu marido o AD...

bjs