Pular para o conteúdo principal

Produtos Brasileiros na Holanda.

 

 
 
Atualizado Dez/2020
 
A escolha de viver no exterior não é nada fácil, se por um lado desfrutamos da vantagem de viver em uma sociedade mais organizada, com menos violência e a possibilidade de vez em quando dar aquela escapadinha para algum lugarzinho "legal", por outro lado, vivemos longe das pessoas que amamos, passamos meio ano embaixo de um frio que ninguém merece e é claro, na hora hora que o verão chega e você quer fazer aquele churrasquinho Brasileiro, cadê a picanha? E o guaraná brasileiro  ? E a aguinha de coco? Pudim de leite? 

É meu amigo, bem vindo a realidade, e ai vem aquela máxima, não se pode ter tudo nessa vida.... ou será que pode?

Bom quanto aos dias de frio realmente não há nada que eu possa fazer por você...já com relação a produtos brasileiros.... Vou tentar compilar neste post algumas dicas de empresas, produtos e dicas de como obter produtos brasileiros aqui na Holanda ou até mesmo quem sabe na divisa com a Alemanha ou com a Bélgica (já que ficam aqui do ladinho) :-)

E mais, como o assunto é de interesse coletivo e claro que muitos dos residentes aqui também devem ter dicas muito boas, eu gostaria de compartilhar a área de comentários deste post para que as pessoas possam incluir dicas e referências de produtos ou comidas brasileiras, no final deste post eu vou explicar como vamos fazer isso, de modo a deixar os avisos organizados e agradáveis para leitura.

Quando chegamos Eindhoven em 2009, passamos por um longo período de experiências e descobertas,  experimentávamos de tudo e descobríamos que nada nos agradava :-)

Brincadeiras a parte (Claro que algumas coisas nos agradaram e muito), mas aos poucos e com muita paciência conseguimos encontrar vários produtos brasileiros e outros vindos de outros países que se assemelham muito aos produtos brasileiros ou que em alguns casos até os superam em matéria de sabor ou qualidade.

Muitos destes produtos são importados pelos próprios mercados holandeses tais como o Jumbo, Makro ou o Albert Heijn e outros podem ser encontrados em feiras livres, lojas virtuais ou até mesmo brasileiros iniciam pequenos negócios no ramo alimentício ou produzem guloseimas para seus conterrâneos (Nos dias atuais Dez/2020, existem várias lojas on-line de produtos brasileiros disponíveis e entregues em várias cidades da Holanda incluindo Eindhoven, Amsterdam e Rotterdam por exemplo).

Veja a baixo a lista de produtos e aonde é possível encontra-los, pessoas com restrições alimentares visitem o post sobre produtos relacionados - Produtos para pessoas com restrições alimentares na Holanda.

Produtos de Época :

Panetone e Colombas

Por aqui também é comum encontrar meio que de "surpresa" alguns produtos brasileiros ou similares aos brasileiros, produzidos em outros cantos do mundo tais como Panetones e Colombas. Embora algumas vezes disponíveis em supermercados como Lidl e Aldi, é mais garantido encontra-los em atacadistas como Makro, Hanos e Sligro.




É... mas, nem sempre as coisas que gostamos ou temos saudades estão a nosso alcance nas prateleiras, é o caso de um bolo, uma torta, um salgado ou um prato típico da sua região. E esta é a parte legal da história, pois existem brasileiros aqui na Holanda que se especializaram na produção e distribuição deste tipo de produto :-)

Peru de Natal

Durante o mês de Dezembro é possível encontrar no Albert Heijn e no Makro o Peru de Natal, é possível que ele esteja disponível para a venda direto na gôndola mas em alguns casos os mercado pedem a reserva antecipada via internet.

Na Holanda o Peru é chamado de Kalkoen, e o Peru inteiro é chamado "Hele Kalkoen" como o Peru é um produto consumido apenas em determinada época muitas vezes só é encontrado no nos mercados entre Novembro e Dezembro.

Tender ou Presunto Cozido

O Presunto Cozido pode ser encontrado na Holanda com o nome de Beenham, dentre suas váriações também é possível encontrar algo parecido com o Tender.


Itens de Decoração natalina

Se você procura por toalhas de mesa, guardanapos, velas e outros itens de decoração de natal, poderá encontra-los nas seguintes lojas: IKEA, Action e Albert Heijn XL. Devido a maior presença de estrangeiros em Eindhoven, o número de lojas oferecendo estes produtos aumentou bastante desde 2019.


Enlatados e envasados:

Leite condensado:

O Leite Condensado feito aqui na Holanda é da Marca Friesche Vlag, e pode ser encontrado nos supermercados Albert Heijn, Jumbo e Emte geralmente o Leite Condensado fica localizado na parte de produtos exóticos juntamente com produtos asiáticos e da América central.






Leite de Coco:

Assim como o Leite Condensado o Leite de Coco também pode ser encontrado na área de produtos exóticos nos mercados Albert Heijn, Jumbo, Makro e possivelmente em outros mercados holandeses.

Pudim de Leite condensado:

Recentemente em minhas aventuras gastronômicas encontrei algo bastante parecido com nosso pudim de leite condensado (feito com ovos), não dá pra dizer que é uma delicia já que segue os padrões de doçura europeus, mas para os interessados e os que estão morrendo de vontade deve servir de alguma ajuda :-).

Esse pudim você encontra no Albert Heijn, na geladeira próximo ao Tiramisu e outros tipos de pudins.




Creme de leite:
Também conseguimos encontrar Creme de Leite na Holanda, ele pode ser facilmente encontrado em todos super mercados por aqui. O nome do Creme de Leite em Holandês é "Room Culinair", e é encontrado em caixinha ou por vezes na latinha. O creme de leite fica localizado próximo ao leite em caixinha (longa vida). No Albert Heijn XL você pode encontrar o creme de leite em Lata, também na área de produtos exóticos ou importados.





Palmito:
Encontramos Palmito, originário da Costa Rica  no supermercado Jumbo (foto abaixo), por incrível que pareça o Palmito encontrado aqui na Holanda é de qualidade superior a muitos encontrados no Brasil, na Holanda ele é chamado de PalmHarten.


Requeijão:
Aqui na Holanda encontra-se em qualquer mercado o "Smeerkaas" ou queijo cremoso, existem diversas marcas, alguns contam com a adição de ervas finas, presunto entre outros, alguns exemplos de marcas são La vache qui rit e Eru. O requeijão mais próximo ao vendido no Brasil, é o da marca Puck, é de origem Dinamarquesa e pode ser encontrado em Eindhoven no mercado Turco localizado no Woenselse Markt 31B.

Toddy, Nescau e Ovomaltine: Acredito que Toddy e Nescau sejam vendidos somente no Brasil, Ovomaltine pode ser encontrado no Albert Heijn assim como Nesquick saber chocolate, fique atento pois o sabor de ambos achocolatados é bem diferente aos vendidos no Brasil, aqui eles levam uma quantidade consideravelmente menor de açúcar em sua formula.

Leite Ninho:
O Leite ninho aqui se chama Nido e pode ser encontrado (raramente) no Albert Heijn XL.




Guaraná Antártica: (Novembro 2022) Desde 2020 é muito fácil encontrar guaraná em todos os grandes supermercados e principais redes de varejo da Holanda, tais como: Albert Heijn, Action, Lidl e Jumbo.

Aguardente/Pinga 51: Já encontramos 51 e Ypioca no Mercado Makro na embalagem de 600ml, também é possível encontrar outras marcas de aguardente na Gal&Gal.



Água de coco:Já encontramos cerca de 8 tipos de água de coco, algumas do Suriname, outras da Tailândia e outros países da Asia, porém nenhuma delas se assimilava a água de coco brasileira, entre os vários tipos que experimentamos, muitas continham açúcar e até mesmo gás. Encontramos uma água de coco importada do Brasil chamada "Vita Coco" através de uma loja virtual holandesa.
Desde 2013 a água de coco pode ser encontrada no Albert Heijn, ela é vendida em embalagens de 250ml geralmente localizada na geladeira, próximo as manteigas e sucos.




Frutas:


Limão verde: Albert Heijn, Jumbo e Makro.
Bananas: Em qualquer mercado.
Melancia: Dependendo da época no Albert Heijn, Jumbo e Makro.
Manga: Facilmente encontrada em qualquer mercado ou feira livre.
Mamão formosa: Dependendo da época no Makro, facilmente encontrado nas feiras livres.
Mamão Papaia: Nas feiras livres e em alguns super mercados.
Coco Marrom: Praticamente todos os mercados.

O supermercado Lidl tem nos surpreendido em relação a variedade de frutas exóticas, recentemente encontramos Atemoya, Pitaya e Lichia.

Legumes:
Batata Doce: Albert Heijn, Jumbo.
Mandioca: Em Holandês se chama Kassava, pode ser encontrada no Albert Heijn XL.
Abobrinha = Courgette, praticamente todos os mercados.
Quiabo = "Okra" em Holandês, encontrado geralmente em feiras livres e em alguns mercados de frutas e legumes sob encomenda.

Feijão Carioquinha: O feijão mais próximo do feijão carioquinha que encontramos por aqui foi um feijão espanhol chamado "Del Sol" que pode ser encontrado no Albert Heijn XL - Setor de produtos exóticos.

Feijão Preto: O feijão preto pode ser normalmente encontrado em supermercados Turcos, Africanos ou orientais, aqui em Eindhoven você pode encontra-lo no Helal slagerij Izzet, localizado na Woenselse Markt 31B, neste mesmo supermercado você pode encontrar requeijão.


Lentilha:  Jumbo ou Albert Heijn.

Arroz: Existem várias opções de arroz disponíveis em todos os mercados holandeses.

Carnes:


Picanha Argentina ou Americana: Makro, Sligro (Depende da época), uma outra opção são sites que vendem picanha e outros cortes de carne, on-line com entrega em toda a Holanda.

NOTA: O Albert Heijn vende alguns cortes de carne de origem sul-americana em fatias, são peças muito boas tais como Sirloin e Ojo de Bife, ouvi dizer que o Albert Heijn também estava vendendo Maminha, porém já verifiquei em várias ocasiões e não encontrei.

Linguiça: Existem vários tipos de linguiça na Holanda, mas sinceramente até agora não achei uma linguiça de churrasco tão boa quanto a linguiça calabresa brasileira que estamos tão acostumados 

Não se esqueça de deixar a sua dica em nossos comentários caso você tenha encontrado alternativas para linguiça ou para quaisquer outros produtos.


Derivados de Porco: Geralmente são fáceis de ser encontrados em qualquer mercado ou açougue.
 

Alcatra: Makro (Também depende da época)


Baby Beef: Makro e Sligro (Também depende da época)

Ojo de Bife: Perai, tem certeza que você está no blog certo? (¿Entiende?) ... Tambien encuentras en el Makro vale.


Queijo Coalho: O queijo Halloumi é o que mais se aproxima do queijo coalho, de origem Grega, ele mistura é feito da mistura de leite de ovelha e leite de cabra.


Linguiça Toscana:
(Em breve)

Chocolate BIS:
Embora nós não tenhamos encontrado o chocolate BIS propriamente dito, achamos um substituto que também não fica muito para trás, este pode ser encontrado no Jumbo, mas também já vimos no Albert Heijn.






Café Brasileiro

Por aqui encontra-se não apenas o café do Brasil, mas também café Italiano, Colombiano e de outras procedências, em grão, em capsulas ou PAD's.

As marcas mais comuns são Lavazza, Illy, Nespresso, Nestle como também os embalados sob a marca do próprio estabelecimento.


Pão de queijo

Ainda não encontramos pão de queijo para vender em nenhum dos mercados Holandeses, porém sempre ficamos sabendo de pessoas que importam ou compram o pó para preparo em lojas de produtos em Amsterdam ou Roterdam, se você não tem medo de literalmente botar a mão na massa você pode fazer seu próprio pão de queijo usando polvilho azedo, aqui na Holanda ele é chamado de "Tapioca Meel".

O queijo tipo Mozzarela que pode ser utilizado para confeccionar o pão de queijo pode ser substituído por um queijo tipo "Jong Belegen" ou mesmo um queijo de sabor mais forte à sua escolha.


Esperamos ter dado um bom exemplo da gama de produtos brasileiros que podem ser encontrados aqui na Holanda, boas compras a todos !

Acabou de chegar na Holanda? O post sobre Compras na Holanda também pode ser útil, vai viver perto de Eindhoven e região, visite o nosso guia de Eindhoven, quase completo!

Este post é atualizado regularmente, estamos sempre inserindo novos produtos e atualizando as informações anteriores guarde este link em seu bookmark.


Leia também:


 Roteiro de 1 dia por Amsterdam                      










     Malta:  Roteiro de 3 dias                               




Não muito além de Amsterdam - Haarlem 










http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.nl/2012/05/carcassonne-sul-da-franca.html
Cidade Medieval de Carcassonne - França 












        Perdidos em Estocolmo  - Suécia        









                 
De Eindhoven para o mundo                           



Comentários

Cris Bogers disse…
Depois deste post, eu quero eh comer alguma coisa gostosa !!!!!
Realmente, este blog eh para nos ajudar em tudo , tudinho mesmo !!!
Obaaa, palmito !!!
Aline Nery disse…
Parabéns pelo Blog! vcs escrevem mtu bem! E vão poder ajudar mtus brasileiros aí na terra das bicicletas e dos moinhos hahaha.
Pelo visto a Lisa não fica sem brigadeiro;)
bolo de cenoura e afins...

Bjus

Aline
...nao sabia do palmito, e abriu um jumbo aqui do lado de casa,ja to la kkkk.... nice post!!!
Esqueci de assinar, e como entrei com a conta da partylicious , sorry!!!
Aline Milk
Ingrid Gomes disse…
Olha, limão verdinho, papaya, mandioca de demais frutas e legumes dá pra achar na feira, dependendo da feira inclusive com preço melhor que do mercado.
Na Rotterdam Blaak eu compro farinha de mandioca e queijinho minas! =)

Beijocas e bem legal o post.
Obrigado a todos pelos comentários, Ingrid boa dia da Feira, já não é a primeira vez que eu ouço falar tanto da feira de Rotterdam como a de AMS, estou curioso.
Segundo um colega do Suriname, na feira em AMS é possível encontrar Coco verde... :-)
Abraços
Tati Schiavini disse…
É, a Lisa não sente saudade de coisas típicas daqui porque foi praí muito novinha. Mas pra vocês deve ser barra mesmo. Só espero que a Rose não tenha desejo de nada exótico...rs.
Rose Tuin disse…
o Palmito descobri a pouco tb no Jumbo, já o Leite Condensado desta mesma marca, tem tb no Super de Boer, e lá fica na área de leite/koffie melk, café, etc.
Bjs, ótimo blog!
A nossa colega Adriana, do Blog vizinho (http://drinaholanda.blogspot.com/) nos deu algumas dicas super legais, dentre elas de onde encontrar requeijão, massa de pastel e um queijo muito similar ao queijo minas. Segundo ela o requeijão e o queijo minas podem ser encontrados no Mercadão turco que fica na Kruistraat (local próximo a feira de sábado de Eindhoven), não longe dali no Mercado Chinês bem em frente é possível encontrar Massa para pastel "similar" a massa de pastel brasileira. Neste mesmo mercado chinês é possível comprar polvilho para fazer pão de queijo, biscoito, etc... Ah... o Polvilho aqui é chamado de Tapyoca.

Concluindo vale a pena explorar bem a região da Kruistraat.

Mandem mais dicas,

Anderson
Érica Ferreira disse…
Gostei muito do blog de vocês. Também moro aqui na Holanda com minha família e no começo também demorei pra encontrar alguns produtos. A sua dica de carnes do Makro é realmente uma ótima, eu também compro sempre picanha lá (engraçado que também está escrito picanha na embalagem) e custa mais ou menos 10 euros o kilo, carne de primeira. Como sou do nordeste brasileiro, eu sentia muita falta do queijo de coalho mas felizmente conseguí encontrá-lo em lojas turcas aqui de Utrecht. Para quem se interessar, ele se chama Halloumi e é super fácil de encontrar nos turcos. Grelhado ou levemente frito na frigideira com um pouquinho de manteiga esse queijo é um ótimo acompanhamento para o pão-nosso-de-cada-almoço. De resto, tirando os alimentos frescos como outros bem falaram das feiras públicas, quando se tem a necessidade de comprar aquele ingrediente brasileiro específico (não perecível, vale lembrar), existe sempre a possibilidade de se comprar online pelo site www.finalmentebrasil.nl . Não é propaganda, pois não conheço os donos, mas é sempre bom ter um plano B. Um abraço e uma ótima primavera a todos!
Unknown disse…
Olá,

Nesse mesmo mercadinho turco da Kruisstraat que a drinaholanda citou tem leite condensado e creme de leite Nestlé.As vezes tá em falta, mas sempre tem. Tem também sempre mamão, quiabo e abóbora.

Abç
The Wanderer disse…
Oi! Tem uma lavanderia (!) que inexplicavelmente vende Guaraná Antártica na Meklenburgstraat, perto do AH.
Abs,
Anônimo disse…
Ola,
Olha eu procurei Room melk em mais de 15 Albert Hein Mas não encontrei procurei tambem en Dirk e la tambem nada. Eu vivo em Rotterdam Algem me ajuda e me diga aonde eu encontro creme de leite.
Bjus Denise
Olá Denise e Obrigado pela Visita.

Cometemos um erro gravissímo, o nome correto é "ROOM CULINAIR" e não Room Melk como dissemos, aproveitando, duas fotos de exemplo foram adicionadas ao post.

Nossas desculpas e esperamos que você já tenha-o encontrado.

Perdidos em Eindhoven
Mmm disse…
Parabéns pelo blog ! Sou italiana, mas vivi no Brasil e nos USA alguns anos e, agora, vivo na Holanda com meu marido. Realmente, a América tem produtos culinários muito bons ! A água de coco pode ser encontrada frequentemente em embalagens de 1 litro nos supermercados como Albert H., Deka e Coop. A marca é da HealthPeople que se nao for igual é melhor dentre as grandes marcas de água de coco. A massa de pastel ainda nao consegui, mas tenho uma receita muito boa e faço em casa mesmo ! Fica igual aos das feiras livres no Brasil ! Outra coisa que tive dificuldade de achar foi bacalhau, mas descobri no Albert H. Abraço e boa sorte a todos.
Julie disse…
Maravilha! Mas creio que o room culinair não dê pra receitas doces toch?
Rose*Lisa*Sarah disse…
Julie, dá sim, ele só é mais liquido q o de latinha, dependendo do tipo de doce, é melhor o de lata, tem no AH XL...
Unknown disse…
qual é que acham que é o melhor café em pad's para a senseo. pois uso essa maquina mas o café nao é grande coisa. tenho ideia de experimentar o café lavazza em pad's. que acham dessa ideia?
Vivi disse…
Alguém sabe onde, em AMS, ocorre esta feira? E em quais dias?
WARRIOR FAFY disse…
Que pena todos estes lugares sao tao distantes para mim, pois em Drethe, mas eu ja fiz e faco muitas comidas brasileiras

Visite também

Imovéis na Holanda - Comprar ou Alugar (guia passo-a-passo)

"TE HUUR" of "TE KOOP"? Imóveis na Holanda Alugar ou Comprar? Após a decisão de realmente se estabelecer em um país seja ele qual for um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa é decidir exatamente aonde irá morar, para isso, todos nós devemos analisar calmamente uma série de variáveis e opções afim de optar pelo melhor local para moradia. Muitas pessoas nos perguntam, como é morar em Eindhoven, e quais os fatores que nos motivaram a escolher esta cidade como moradia, a resposta é claro é bem simples, a escolha da casa foi basicamente influenciada pelo meu antigo trabalho, também aqui em Eindhoven, entretanto, mesmo após ter mudado de emprego e agora estar trabalhando em Rotterdam no norte da Holanda, acredito que a Região onde vivemos seja muito mais tranquila e digamos... a vida passa mais devagar. Claro que desde 2016 o número de expatriados em Eindhoven vem crescendo a taxas muito mais altas que outras cidades da Holanda, e a

Roteiro de 1 dia em Amsterdam

 "Saudoso e Icônico" I Amsterdam removido do Museuplein em Dezembro de 2018 Acho que somos um pouco suspeitos para falar, mas a Holanda tem definitivamente atrativos suficientes para com certeza entrar no roteiro de qualquer um que venha a Europa. Belas paisagens naturais, canais, moinhos, cidades históricas com um estilo bem século 15, lindos campos de cultivo de flores e frutas, excelente museus e de quebra algumas boas opções de queijos e outros derivados de leite.    Contando então com uma ajudinha do clima as opções são inúmeras e eu poderia enumerar tranquilamente cerca de 15 ou 20 atrações distribuídas de norte a sul da Holanda, agora na minha opinião nenhuma outra cidade holandesa sintetiza tão bem tudo o que há para se ver e se fazer na Holanda como Amsterdam, muito embora para muitos holandeses Amsterdam seja vista como um país a parte já que culturalmente Amsterdam é tão internacional que é quase impossível compará-la a outras cidades tipicamente holandesa

Um tour pela cidade medieval de Bruges (Brugge)

Bruges ou "Brugge" em Holandês (Significa "ponte"  em português), é uma das mais belas, e bem preservadas cidades medievais do Norte da Europa com muitas construções antigas (Século XV), lindos canais, lojas de chocolate, deliciosos Waffels (Favo Holandês), batata frita Belga e até uma fábrica de cerveja (não é o melhor lugar do mundo?). Se já não fosse tudo isso, o centro de Bruges também foi tombado pela UNESCO como um Patrimônio cultural da Humanidade. Veja mais sobre a história de Bruges, no Wikipedia . Canal sob a ponte de Wijngaard que da acesso ao monastério de mesmo nome (Patrimônio Unesco). O que fazer en Bruges?  Embora Bruges tenha um clima romántico com paisagens dignas de cartão postal, carruagens e barquinhos cruzando os lindos canais, Bruges tem de tudo para atrair a todos os gostos e certamente surpreender. A melhor maneira de conhecer Bruges é definitivamente à pé ou de barco(Carros são proibidos no centro histórico da cidade).

Eindhoven - Guia "quase" completo.

Escultura bola e pinos de Boliche - Centro de Eindhoven  Já estava mais do que na hora de escrever um post sobre Eindhoven, na verdade, a ideia era antiga e o título nós já tínhamos a mais de 1 ano, só que faltavam fotos, faltavam detalhes e o principal faltava tempo..... bom ainda falta tempo... por isso achei melhor sem pretensão nenhuma incluir um "quase" ali no meio. Muitas pessoas chegam aqui no blog, perguntando "o que fazer em Eindhoven?", embora Eindhoven seja a 5a maior cidade da Holanda, é sempre bom lembrar que Eindhoven não é uma cidade turística  assim como Amsterdam, Haia (Den Haag) ou Roterdam (Rotterdam). Evoluon - Centro de conferências em formato de disco voador. Eindhoven está localizada na região de "Noord Brabant" ao Sul da Holanda, e é a quinta maior cidade da Holanda com a população de 223 mil habitantes (Senso de Janeiro de 2015). View Pontos de Interesse em Eindhoven in a larger map A cidade de Eindhoven es