sábado, 26 de março de 2011

Castelos Medievais na Holanda

É fato que as maiores referências da Holanda no exterior são seus moinhos, os belos canais navegáveis e as lindíssimas tulipas.

Mas a Holanda não para por ai, e como destino turístico tem muito mais a oferecer!

Assim, como a Inglaterra, Escócia e Alemanha, a Holanda também possui lindos castelos e fortificações iguais aquelas que se vê nos contos de fada.

Para ser mais preciso são cerca de 150 castelos espalhados pelo país, muitos deles são abertos a visitação, outros convertidos em hotéis, restaurantes e até mesmo locais para festa e casamentos.


São muitos castelos, cada um com a sua história e seus encantamentos mas, "na minha opinião" os mais bonitos são o Castelo de Haar em Utrecht e o de Muiderslot próximo a Amsterdam, que prefiro, por serem os mais conservados e imponentes.


Castelo de Haar - Fotográfia J. van der Mee (CC License)

Castelo Muidenslot - Fotografia M. Arjon (CC License)

Mas como eu disse, existem mais de 150 castelos na Holanda, e inclusive alguns aqui pertinho de Eindhoven. No verão passado visitamos o castelo de Heeze e o Castelo de Helmond o primeiro a 25 minutos do centro de Eindhoven, na cidade de Heeze e o segundo a cerca de 15 minutos do centro de Eindhoven, na cidade de Helmond. Ambos estão muito bem conservados, permitem visitação assim como o aluguel para eventos. Os dois castelos possuem foço em volta e o castelo de Helmond em particular possui um museu bem interessante em seu interior exibindo peças e achados do século 14, época em que o castelo foi construído. Durante o final do mês de Novembro e o inicio do mês de Dezembro, o castelo de Helmond se torna a casa do "Sinter Klaas" (São Nicolas), o "Papai  Noel" das crianças Holandesas.

Leia também sobre a nossa visita ao castelo Maurick em 2011.


Castelo de Heeze - Heeze

Castelo de Helmond - Helmond

Castelo de Helmond - Helmond

Museu - Interior do castelo de Helmond

Museu - Interior do castelo de Helmond

Os castelos antigamente serviam como grandes fortalezas com o intuito de proteger nobres e manter do lado de fora os possíveis inimigos e as pessoas indesejadas, já hoje em dia são verdadeiros monumentos da criatividade e da capacidade humana, e funcionam como túneis do tempo que nos transportam para um passado distante.


Seja você um apaixonado por castelos, ou caso apenas tenha vontade de conhecer, com certeza não vão lhe faltar boas opções em sua estada na Holanda, existe inclusive um site, o http://www.kasteel.nl/, o site mostra logo em sua página inicial um mapa do Google Maps contendo a localização de todos os castelos Holandeses, além disso você também pode pesquisar por exemplo quais castelos funcionam como hotéis restaurantes, etc.


Dicas úteis:
Muitos castelos são fechados durante o inverno ou possuem horário de visitação bastante limitado de Outubro a Março, visite sempre o site do castelo e verifique as últimas informações sobre dias e horários de funcionamento, preços e outras opções.

O castelo de Haar e o castelo de Helmond possuem durante o verão uma programação especial para crianças, mais detalhes nos sites.

Sites de Interesse:
http://www.kasteeldehaar.nl/ (site em holandês)
http://www.muiderslot.nl/english  (site em inglês ou holandês)
http://www.kasteelheeze.nl/ (site em holandês)

Leia Também:

De Eindhoven para o mundo                           



Não muito além de Amsterdam - Haarlem 










http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.nl/2012/05/carcassonne-sul-da-franca.html
Cidade Medieval de Carcassonne - França 












        Perdidos em Estocolmo  - Suécia        










 Roteiro de 1 dia por Amsterdam                      









Roteiro de 3 dias em Malta                                 






3 comentários:

Viviane disse...

Poxa que bacana! Era o post que eu estava procurando, hehehe!

Estou indo para Holanda no dia 31/05 e como sou apaixonada por história, sabia que a Holanda era bem mais do que canais e moinhos!

Meu plano é visitar a cidade de Haarlem, me parece que há um castelo lá (ou próx), o Brederode Castle.

Lendo o post, me interessei pelo Castelo de Haar e Castelo Muidenslot. Vocês poderiam me dar uma dica de como chegar até lá, sainbdo de Amsterdam e se eu consigo visitá-los em um dia (os dois no mesmo dia, ou um dia a cada lugar), por vou ficar do dia 31/05 ao 03/06 na Holanda.

Obrigada!

Viviane

http://demochilapelaeuropa.blogspot.com/

Perdidos em Eindhoven disse...

Olá Viviane e muito obrigado pela sua visita.

Os dois castelos se situam em províncias diferentes, um em Noord Holland e o outro na Província de Utrecht.
De Amsterdam Centraal -> Muidersloot (cerca de 50 minutos)
De Amsterdam Centraal -> Castelo de Haar (cerca de 1h30m)
Castelo de Haar -> Castelo de Muidersloot (cerca de 1h45m)

Se você pretende apenas tirar algumas fotos de fora do castelo, talvez seja possível visita-los no mesmo dia, já se você quer fazer a visita ao interior dos castelos eu reservaria no mínimo 1/2 dia para cada um, o que tornaria difícil a visita aos dois no mesmo dia já que o percurso de transporte público do Castelo de Haar para o Castelo de Muiderslot leva em torno de 1:45 minutos. Claro que isso lógico, dependerá do tempo que você planeja passar na visita a estes castelos.

Para mais informações sobre rotas usando o transporte público na Holanda, recomendo o site: http://9292.nl/en

Consulte também os horários e preços das visitas no site dos castelos:
http://www.muiderslot.nl/english

http://www.kasteeldehaar.nl/english-summary/

Ótimo passeio,e btw parabéns pelo Blog !

Perdidos em Eindhoven

Viviane R. disse...

Obrigada pelas dicas!!!! :D

Vou pesquisar direitinho, meu tempo na Holanda, infelizmente, será bem curto, acho que vou ter que escolher uma só visita!

Mais uma vez, obrigada!

Abs!