Pular para o conteúdo principal

Castelos Medievais na Holanda

É fato que as maiores referências da Holanda no exterior são seus moinhos, os belos canais navegáveis e as lindíssimas tulipas.

Mas a Holanda não para por ai, e como destino turístico tem muito mais a oferecer!

Assim, como a Inglaterra, Escócia e Alemanha, a Holanda também possui lindos castelos e fortificações iguais aquelas que você vê nos filmes da branca de neve ou da Cinderela.

Para ser mais preciso são cerca de 150 castelos espalhados pelo país, muitos deles são abertos a visitação, outros convertidos em hotéis, restaurantes e até mesmo locais para festa e casamentos.


São muitos castelos, cada um com a sua história e seus encantamentos mas, "na minha opinião" os mais bonitos são o Castelo de Haar em Utrecht e o de Muiderslot próximo a Amsterdam, que prefiro, por serem os mais conservados e imponentes.


Castelo de Haar - Fotografia J. van der Mee (CC License)

Castelo Muidenslot - Fotografia M. Arjon (CC License)

Mas como eu disse, existem mais de 150 castelos na Holanda, e inclusive alguns aqui pertinho de Eindhoven. No verão passado visitamos o castelo de Heeze e o Castelo de Helmond o primeiro a 25 minutos do centro de Eindhoven, na cidade de Heeze e o segundo a cerca de 15 minutos do centro de Eindhoven, na cidade de Helmond. Ambos estão muito bem conservados, permitem visitação assim como o aluguel para eventos. Os dois castelos possuem foço em volta e o castelo de Helmond em particular possui um museu bem interessante em seu interior exibindo peças e achados do século 14, época em que o castelo foi construído. 
 
Durante o final do mês de Novembro e o inicio do mês de Dezembro, o castelo de Helmond se torna a casa do "Sinter Klaas" (São Nicolas), o "Papai  Noel" das crianças Holandesas.

Leia também sobre a nossa visita ao castelo Maurick em 2011.


Castelo de Heeze - Heeze

Castelo de Helmond - Helmond

Castelo de Helmond - Helmond

Museu - Interior do castelo de Helmond

Museu - Interior do castelo de Helmond

Os castelos antigamente serviam como grandes fortalezas com o intuito de proteger nobres e manter do lado de fora os possíveis inimigos e as pessoas indesejadas, já hoje em dia são verdadeiros monumentos da criatividade e da capacidade humana, e funcionam como túneis do tempo que nos transportam para um passado distante.


Seja você um apaixonado por castelos, ou caso apenas tenha vontade de conhecer, com certeza não vão lhe faltar boas opções em sua estada na Holanda, existe inclusive um site, o http://www.kasteel.nl/, o site mostra logo em sua página inicial um mapa do Google Maps contendo a localização de todos os castelos Holandeses, além disso você também pode pesquisar por exemplo quais castelos funcionam como hotéis restaurantes, etc.


Dicas úteis:
Muitos castelos são fechados durante o inverno ou possuem horário de visitação bastante limitado de Outubro a Março, visite sempre o site do castelo e verifique as últimas informações sobre dias e horários de funcionamento, preços e outras opções.

O castelo de Haar e o castelo de Helmond possuem durante o verão uma programação especial para crianças, mais detalhes nos sites.

Sites de Interesse:
http://www.kasteeldehaar.nl/ (site em holandês)
http://www.muiderslot.nl/english  (site em inglês ou holandês)
http://www.kasteelheeze.nl/ (site em holandês)

Leia Também:

De Eindhoven para o mundo                           



Não muito além de Amsterdam - Haarlem 










http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.nl/2012/05/carcassonne-sul-da-franca.html
Cidade Medieval de Carcassonne - França 












        Perdidos em Estocolmo  - Suécia        










 Roteiro de 1 dia por Amsterdam                      









Roteiro de 3 dias em Malta                                 






Comentários

Viviane disse…
Poxa que bacana! Era o post que eu estava procurando, hehehe!

Estou indo para Holanda no dia 31/05 e como sou apaixonada por história, sabia que a Holanda era bem mais do que canais e moinhos!

Meu plano é visitar a cidade de Haarlem, me parece que há um castelo lá (ou próx), o Brederode Castle.

Lendo o post, me interessei pelo Castelo de Haar e Castelo Muidenslot. Vocês poderiam me dar uma dica de como chegar até lá, sainbdo de Amsterdam e se eu consigo visitá-los em um dia (os dois no mesmo dia, ou um dia a cada lugar), por vou ficar do dia 31/05 ao 03/06 na Holanda.

Obrigada!

Viviane

http://demochilapelaeuropa.blogspot.com/
Olá Viviane e muito obrigado pela sua visita.

Os dois castelos se situam em províncias diferentes, um em Noord Holland e o outro na Província de Utrecht.
De Amsterdam Centraal -> Muidersloot (cerca de 50 minutos)
De Amsterdam Centraal -> Castelo de Haar (cerca de 1h30m)
Castelo de Haar -> Castelo de Muidersloot (cerca de 1h45m)

Se você pretende apenas tirar algumas fotos de fora do castelo, talvez seja possível visita-los no mesmo dia, já se você quer fazer a visita ao interior dos castelos eu reservaria no mínimo 1/2 dia para cada um, o que tornaria difícil a visita aos dois no mesmo dia já que o percurso de transporte público do Castelo de Haar para o Castelo de Muiderslot leva em torno de 1:45 minutos. Claro que isso lógico, dependerá do tempo que você planeja passar na visita a estes castelos.

Para mais informações sobre rotas usando o transporte público na Holanda, recomendo o site: http://9292.nl/en

Consulte também os horários e preços das visitas no site dos castelos:
http://www.muiderslot.nl/english

http://www.kasteeldehaar.nl/english-summary/

Ótimo passeio,e btw parabéns pelo Blog !

Perdidos em Eindhoven
Viviane R. disse…
Obrigada pelas dicas!!!! :D

Vou pesquisar direitinho, meu tempo na Holanda, infelizmente, será bem curto, acho que vou ter que escolher uma só visita!

Mais uma vez, obrigada!

Abs!

Visite também

Produtos Brasileiros na Holanda.

      Atualizado Dez/2020   A escolha de viver no exterior não é nada fácil, se por um lado desfrutamos da vantagem de viver em uma sociedade mais organizada, com menos violência e a possibilidade de vez em quando dar aquela escapadinha para algum lugarzinho "legal", por outro lado, vivemos longe das pessoas que amamos, passamos meio ano embaixo de um frio que ninguém merece e é claro, na hora hora que o verão chega e você quer fazer aquele churrasquinho Brasileiro, cadê a picanha? E o guaraná brasileiro  ? E a aguinha de coco? Pudim de leite?  É meu amigo, bem vindo a realidade, e ai vem aquela máxima, não se pode ter tudo nessa vida.... ou será que pode? Bom quanto aos dias de frio realmente não há nada que eu possa fazer por você...já com relação a produtos brasileiros.... Vou tentar compilar neste post algumas dicas de empresas, produtos e dicas de como obter produtos brasileiros aqui na Holanda ou até mesmo quem sabe na divisa com a Alemanha ou com a Bélgica

Imovéis na Holanda - Comprar ou Alugar (guia passo-a-passo)

"TE HUUR" of "TE KOOP"? Imóveis na Holanda Alugar ou Comprar? Após a decisão de realmente se estabelecer em um país seja ele qual for um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa é decidir exatamente aonde irá morar, para isso, todos nós devemos analisar calmamente uma série de variáveis e opções afim de optar pelo melhor local para moradia. Muitas pessoas nos perguntam, como é morar em Eindhoven, e quais os fatores que nos motivaram a escolher esta cidade como moradia, a resposta é claro é bem simples, a escolha da casa foi basicamente influenciada pelo meu antigo trabalho, também aqui em Eindhoven, entretanto, mesmo após ter mudado de emprego e agora estar trabalhando em Rotterdam no norte da Holanda, acredito que a Região onde vivemos seja muito mais tranquila e digamos... a vida passa mais devagar. Claro que desde 2016 o número de expatriados em Eindhoven vem crescendo a taxas muito mais altas que outras cidades da Holanda, e a

Roteiro de 1 dia em Amsterdam

 "Saudoso e Icônico" I Amsterdam removido do Museuplein em Dezembro de 2018 Acho que somos um pouco suspeitos para falar, mas a Holanda tem definitivamente atrativos suficientes para com certeza entrar no roteiro de qualquer um que venha a Europa. Belas paisagens naturais, canais, moinhos, cidades históricas com um estilo bem século 15, lindos campos de cultivo de flores e frutas, excelente museus e de quebra algumas boas opções de queijos e outros derivados de leite.    Contando então com uma ajudinha do clima as opções são inúmeras e eu poderia enumerar tranquilamente cerca de 15 ou 20 atrações distribuídas de norte a sul da Holanda, agora na minha opinião nenhuma outra cidade holandesa sintetiza tão bem tudo o que há para se ver e se fazer na Holanda como Amsterdam, muito embora para muitos holandeses Amsterdam seja vista como um país a parte já que culturalmente Amsterdam é tão internacional que é quase impossível compará-la a outras cidades tipicamente holandesa

Eindhoven - Guia "quase" completo.

Escultura bola e pinos de Boliche - Centro de Eindhoven  Já estava mais do que na hora de escrever um post sobre Eindhoven, na verdade, a ideia era antiga e o título nós já tínhamos a mais de 1 ano, só que faltavam fotos, faltavam detalhes e o principal faltava tempo..... bom ainda falta tempo... por isso achei melhor sem pretensão nenhuma incluir um "quase" ali no meio. Muitas pessoas chegam aqui no blog, perguntando "o que fazer em Eindhoven?", embora Eindhoven seja a 5a maior cidade da Holanda, é sempre bom lembrar que Eindhoven não é uma cidade turística  assim como Amsterdam, Haia (Den Haag) ou Roterdam (Rotterdam). Evoluon - Centro de conferências em formato de disco voador. Eindhoven está localizada na região de "Noord Brabant" ao Sul da Holanda, e é a quinta maior cidade da Holanda com a população de 223 mil habitantes (Senso de Janeiro de 2015). View Pontos de Interesse em Eindhoven in a larger map A cidade de Eindhoven es

Um tour pela cidade medieval de Bruges (Brugge)

Bruges ou "Brugge" em Holandês (Significa "ponte"  em português), é uma das mais belas, e bem preservadas cidades medievais do Norte da Europa com muitas construções antigas (Século XV), lindos canais, lojas de chocolate, deliciosos Waffels (Favo Holandês), batata frita Belga e até uma fábrica de cerveja (não é o melhor lugar do mundo?). Se já não fosse tudo isso, o centro de Bruges também foi tombado pela UNESCO como um Patrimônio cultural da Humanidade. Veja mais sobre a história de Bruges, no Wikipedia . Canal sob a ponte de Wijngaard que da acesso ao monastério de mesmo nome (Patrimônio Unesco). O que fazer en Bruges?  Embora Bruges tenha um clima romántico com paisagens dignas de cartão postal, carruagens e barquinhos cruzando os lindos canais, Bruges tem de tudo para atrair a todos os gostos e certamente surpreender. A melhor maneira de conhecer Bruges é definitivamente à pé ou de barco(Carros são proibidos no centro histórico da cidade).