segunda-feira, 14 de março de 2011

De Eindhoven para o mundo (ou pelo menos para boa parte da Europa)



Viajar é sempre muito bom, conhecer novas culturas, lugares, experimentar novos sabores e tirar muita fotos. Mas viajar, custa caro, exige preparação, mente aberta e muita força de vontade pois nem sempre as coisas são como planejamos ou como vimos no blog do vizinho :-).


Não me considero um viajante profissional assim como a colega blogueira Adriana Miller do DriEverywhere, mas como dizem, "dou meus pulos", ja conheci boa parte da América do Sul, quase todos os estados do Brasil e pouco mais de 15 países aqui na Europa, claro que muitas das viagens foram feitas no estilo "mochilão" incluindo também todo o planejamento, logistíca, reserva de albergues ou hotéis, seguro saúde enfim.

Claro que depois de casar e ter filhos, o estilo mochilão se torna "um pouco" inviável, digo um pouco, pois ainda é possível fazer o chamado "budget trip", ou viagem de baixo custo, utilizando os mesmos albergues e tirando vantagem das companias aereas "low cost" bastante difundidas pela Europa.

Sem dúida nenhuma que isso ainda demanda um bom planejamento, especialmente quando a bagagem é limitada e você tem que guardar um espacinho para o leite em pó, fraldas, pomadinha pra assaduras e pro nenê dente ;-).

Outro fator importante é o deslocamento, o número de escalas do voô e os horários de partida, coisas que o "mochileiro de carteirinha" não precisa se importar, mas que precisam ser priorizadas quando se tem um pequeno ou pequena a bordo.  Claro que dependendo da idade pode ser mais fácil ou mais difícil viajar com crianças, mas de qualquer forma quanto menos estressante for para eles, também o será para você.

Como viajar de ônibus, geralmente leva tempo e não oferece muitas opções de parada, pode não ser uma boa para quem viaja com crianças, neste aspecto, viajar de lowcost também acaba sendo bem mais confortável.

Neste aspecto, devo dizer, estamos muito bem servidos, Eindhoven conta com um aeroporto Internacional recentemente expandido que traz mais de 40 opções de destinos em toda a Europa e também Africa. Entre os destinos incluem se por exemplo: Algarve (Portugal), Madri e Barcelona (Espanha), Carcassone (França), Londres (Aeroportos: London City e Stansted) - Inglaterra, Malta, Dublin (Irlanda), Budapeste (Hungria), Varsóvia (Polônia), Bulgária, Noruega, Turquia, Marrocos e vários outros, para maiores informações acesse o site do Aeroporto de Eindhoven.

O Aeroporto conta com grande parte dos serviços providos em qualquer aeroporto internacional, assim como locadora de automóveis, bare e restaurante, um pequeno free shop e o que acho bastante conveniente e barato se comparado a outros aeroportos de pequeno porte, ônibus público circular para o centro de Eindhoven a cada 15 minutos, o preço do ticket é 3 Euros.

Deste modo, o Aeroporto de Eindhoven passa a ser não somente uma boa opção para aqueles que moram aqui, mas também para aqueles que vem de outros países e querem dar uma passadinha no Sul da Holanda ou até mesmo na Bélgica.

Atualizado em 16 de Setembro de 2014

Leia também:

Eindhoven, guia quase completo                       

Não muito além de Amsterdam - Haarlem 











      Compras via Internet na Holanda        















        Perdidos em Estocolmo  - Suécia        











  Ilha de Malta e Gozo                                                 








http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.nl/2012/05/carcassonne-sul-da-franca.html
Cidade Medieval de Carcassonne - França 

6 comentários:

Ingrid Souza disse...

Confesso que viajar sempre foi minha paixão e agora que virei mamãe estamos conhecendo uma nova forma de viajar e pequeno começou bem, com 8 meses de vida já tem um passaporte bem carimbado! haha
Adorei o blog, voltarei sempre!

Beijao

André Moraes disse...

Ola Anderson e Rose.

Sou de SP e vou passar uns dias em Maastricht devido um treinamento da empresa.
Buscando na internet acabei os encotrando e por isso estou tomando a liberdade de solicitar algumas dicas.
Minha viagem é SP - Londres, Londres - Eindhoven e finalmente Eindhoven - Maastricht (trêm)...pois é, a empresa sempre prefere os voos mais baratos.
Devo chegar em Eindhovem 05/04 21h e precisarei pegar um taxi até a estação de trêm...existe algum ônibus que faz este trajeto?
Na estação trêm devo pegar um que vá até Maastricht, pelo que andei olhando existem trens de 30 em 30min. É possível comprar passagens no momento do embarque sem problemas? Seria melhor reservar passagem?

Bom, se vocês responderem estas perguntas já ficaria muito agradecido.
Obrigado!
André Moraes

Anderson e Rose disse...

Olá André,

É um prazer ajudar, vou tentar responder suas perguntas por aqui ok !

O ônibus é um ônibus público e a linha 401 ou 145 ambos com ponto final na estação de Eindhoven, o ponto fica ao lado direito do aeroporto, a menos de 50m, e lá também se encontram as máquinas e a cabine para compra de bilhetes, talvez devido ao horário você tenha que compra-las direto do motorista do ônibus ao entrar pela frente.

Vamos lá, sobre compras, tenho um post com bastante dicas sobre o assunto, acho que deve ajudar e trata justamente um caso como o seu: http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.com/2011/03/compras-via-internet-na-holanda.html

Existe um local chamado Roermond, é como se fosse um imenso shopping a céu aberto, com diversas lojas de departamento, lá talvez você encontre algumas roupas legais, mas com relação a roupas de inverno nesta epóca talvez seja difícil encontra-las.Caso você fique apenas no centro de Maastricht, procure pelas lojas, WE, H&M, Zara, que você encontrara muitas coisas legais.

Maastricht é uma cidade muito bonita, também tem muita coisa para se ver e fazer tanto no centro quanto nas periferias, eu não tenho nenhuma dica específica, mas com certeza o site do tourist information de Maastricht talvez possa ajuda-lo: http://www.vvv-maastricht.eu.

Boa viagem!

Anderson e Rose disse...

Sobre os bilhetes de trem, eu esqueci de mencionar você pode compra-los na hora diretamente nos guichês eletrônicos (amarelos), eles aceitam pagamento em dinheiro ou no cartão.
O processo é bem simples, você seleciona a estação de Origem e Destino e a data da viagem, 2a ou 1a classe e o método de pagamento.
Caso você prefira pode ainda ir a bilheteria da estação que fica na entrada oposta ao terminal de ônibus.

mariane disse...

Oii adorei o blig,.. vou pegar varias dicas,.. mas tenho 1 duvida,.. qual o trem mais barato de eindhoven para amsterdan??

Rose e Lisa disse...

Mariane,

o trem é um só, o que vc pode fazer é comprar bilhete de segunda classe que é mais barato (e sempre é mais barato comprar ida e volta), se for no fim de semana a Kruidvat está com promoção de tickets por 13 euros.

Se vc mora aqui na região, vc pode ir até a estação de Eindhoven e fazer uma carteirinha anual, ai vc terá 40% de desconto nas tarifas.

mais informações no site www.ns.nl

bjs e boa sorte