Pular para o conteúdo principal

Expatriação e contrato de trabalho - Parte 1 de 2


Tulipas no parque Keukenhoff


(Post atualizado em Janeiro de 2021)
A mudança de país "pode ser" bastante gratificante com relação ao aprendizado de uma nova cultura, o desenvolvimento de uma segunda ou até mesmo uma terceira língua,  e ainda nos prepara para enfrentar adversidades até então desconhecidas trazendo de presente um horizonte de novas possibilidades, lugares para conhecer e novos amigos para se fazer.

Há algum tempo que recebo o contato de pessoas do Brasil, que na maioria das vezes, recebeu uma oferta de emprego no exterior e não sabe exatamente como negociar o contrato de trabalho e benefícios com o futuro empregador. Como já passei por está situação sei muito bem como é isso, falta de informação, pouco suporte do setor de expatriação da empresa e até desconhecimento em relação as futuras necessidades  no novo país.

Contrato Local ou Expatriação?

A alguns anos um colega que estava no Brasil e havia recebido um convite para trabalhar na Holanda me perguntou se ele deveria vir como expatriado ou com um contrato local, embora é comum se referir a expatriado a todo aquele que vive em outro país, no ambiente empresarial é comum se referir a expatriados como aqueles que estão no país executando uma atividade por tempo predeterminado.

A expatriação pode ser bastante interessante financeiramente, mas vamos lá verificar as diferenças!

Contrato Local
Um contrato local nada mais é do que um contrato regular de trabalho exatamente igual ao de qualquer trabalhador Holandês, nele estarão incluídos o salário "anual", percentual de bônus (se houver) e em alguns casos o "personal budget" uma junção do valor das férias e 13o salário pagos em 12 parcelas juntamente com o salário ao longo do ano, e as férias geralmente entre 20 e 26 dias úteis.

Fique atento!

Embora as empresas ofereçam entre 20 e 26 dias úteis de férias, é normal logo no inicio do ano a empresa "bloquear" suas férias em função das chamadas pontes de feriado, logo o seu saldo de 25 dias úteis pode virar apenas 20 num piscar de olhos.

Na Holanda o plano de saúde é obrigatório, parte dos custos de saúde são pagos pelo governo e parte pelos contribuintes, o valor médio do seguro saúde por mês por adulto é de 160 Euros, empresas podem oferecer algumas vantagens em relação ao plano de saúde padrão como por exemplo cobertura extra para lentes de contato, óculos e anticoncepcionais,  no entanto o valor mensal do plano é pago pelo indivíduo.

Extras
Além do contrato local, é possível de acordo com a situação e da "vontade" da empresa estrangeira em traze-lo que você negocie algumas "regalias", entre elas:

-Casa ou Hotel por um período limitado de semanas ou meses, até que você encontre uma moradia fixa;
-Carro da empresa, carro alugado ou taxi, pelo mesmo motivo acima;
-"Relocation Expenses" ou cobertura das despesas de mudança de país;
-Possibilidade de trazer sua mudança do Brasil;
-Passagens anuais ou bi-anuais para o indivíduo incluso/não incluso sua família para sua terra natal.;
-Cursos de Idiomas (Inglês, Holandês);
-Reembolso dos custos de documentação e vistos.
-Auxílio escola para os filhos (Escola Internacional na Holanda não faz parte do sistema público)
-Regra dos 30%  (30% regeling) - beneficio fiscal.

Até hoje não conheço ninguém que tenha vindo para Holanda com contrato local e tenha obtido todos os benefícios enumerados acima, no meu caso por exemplo consegui negociar uma casa por tempo limitado, curso de idiomas e a obtenção da regra dos 30%. 

Outros colegas por exemplo conseguiram negociar passagens anuais ou bianuais para suas famílias e em sua grande maioria quase todos receberam o curso de idiomas por 1 ou 2 anos (mas isso claro, pode variar de acordo com o empregador).

A chamada regra dos 30% é um benefício tributário para o empregador e para o empregado que visa substituir as chamadas despesas extraterritoriais (passagens aéreas, custo de ligações internacionais, emissão de documentos, vistos e afins), a regra dos 30% é aplicada no salário bruto antes dos descontos, em seguida os descontos são aplicados e ao que sobrar são adicionados 30%, lembrando que o desconto do imposto de renda Holandês pode chegar à até 52%. A Regra dos 30% hoje (Dez/2020) para imigrantes recém chegados tem uma duração máxima de 5 anos.

Exemplo: 



Além dos benefícios tributários a regra dos 30% também traz outras vantagens tais como a possibilidade da troca da Carteira de habilitação pela Carteira de habilitação Holandesa. (Lembrando que a carteira de habilitação internacional te dá direito a dirigir apenas 6 meses aqui na Holanda, então vencido esse prazo você terá que tirar a carteira de habilitação holandesa, fazendo as aulas, prova teórica e prática e o custo é alto)

Concluindo a primeira parte do post, é muito importante estar muito atento a todos os itens descritos no post e explorar bem as suas possibilidades de negociação junto ao empregador, claro que negociar é uma arte e não se trata apenas de "pedir" os benefícios, já que a outra parte também está buscando algum tipo de retorno.

Antes da negociação, pense muito bem nos custos aqui descritos, leve também em consideração o custo de vida no país e avalie se as receitas/despesas lhe proporcionarão viver um padrão de vida inferior ou superior ao seu padrão de vida atual.

Lembre-se, alguns serviços de baixo custo no Brasil, na Europa são considerados extremamente caros, tais como mão de obra de limpeza, babas e serviços em geral.

 ATENÇÃO: Este Post continua aqui (clique no link).



Leia também:


http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.com/2011/08/eindhoven-guia-quase-completo.html
Eindhoven Roteiro/Guia "quase" completo










http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.nl/2012/05/carcassonne-sul-da-franca.html
Carcassonne - França

http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.nl/2012/05/carcassonne-sul-da-franca.html
Dicas para grávidas na Holanda

http://perdidos-em-eindhoven.blogspot.nl/2011/08/suica-interlaken.html
Interlaken - Suiça

Comentários

Unknown disse…
Muito Bom!

Bem explicado e tirou algumas dúvidas que eu tinha.

Continue assim!

Abs,
Ivan
Unknown disse…
Muito Bom!

Bem explicado e tirou algumas dúvidas que eu tinha.

Continue assim!

Abs,
Ivan
Anônimo disse…
Gostei muito desse blog! Respondeu muitas perguntas que eu tinha!
Continue assim.
Abs

Visite também

Produtos Brasileiros na Holanda.

      Última Atualização -  Outubro/2024   A escolha de viver no exterior não é nada fácil, se por um lado desfrutamos da vantagem de viver em uma sociedade mais organizada, com menos violência e a possibilidade de vez em quando dar aquela escapadinha para algum lugarzinho "legal", por outro lado, vivemos longe das pessoas que amamos, passamos meio ano embaixo de um frio que ninguém merece e é claro, na hora hora que o verão chega e você quer fazer aquele churrasquinho Brasileiro, cadê a picanha? E o guaraná brasileiro  ? E a aguinha de coco? Pudim de leite?  É meu amigo, bem vindo a realidade, e ai vem aquela máxima, não se pode ter tudo nessa vida.... ou será que pode? Bom quanto aos dias de frio realmente não há nada que eu possa fazer por você...já com relação a produtos brasileiros.... Vou tentar compilar neste post algumas dicas de empresas, produtos e dicas de como obter produtos brasileiros aqui na Holanda ou até mesmo quem sabe na ...

Imovéis na Holanda - Comprar ou Alugar (guia passo-a-passo)

"TE HUUR" of "TE KOOP"? Imóveis na Holanda Alugar ou Comprar? Após a decisão de realmente se estabelecer em um país seja ele qual for um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa é decidir exatamente aonde irá morar, para isso, todos nós devemos analisar calmamente uma série de variáveis e opções afim de optar pelo melhor local para moradia. Muitas pessoas nos perguntam, como é morar em Eindhoven, e quais os fatores que nos motivaram a escolher esta cidade como moradia, a resposta é claro é bem simples, a escolha da casa foi basicamente influenciada pelo meu antigo trabalho, também aqui em Eindhoven, entretanto, mesmo após ter mudado de emprego e agora estar trabalhando em Rotterdam no norte da Holanda, acredito que a Região onde vivemos seja muito mais tranquila e digamos... a vida passa mais devagar. Claro que desde 2016 o número de expatriados em Eindhoven vem crescendo a taxas muito mais altas que outras cidades da Holanda, e a...

Roteiro de 1 dia em Amsterdam

 "Saudoso e Icônico" I Amsterdam removido do Museuplein em Dezembro de 2018 Acho que somos um pouco suspeitos para falar, mas a Holanda tem definitivamente atrativos suficientes para com certeza entrar no roteiro de qualquer um que venha a Europa. Belas paisagens naturais, canais, moinhos, cidades históricas com um estilo bem século 15, lindos campos de cultivo de flores e frutas, excelente museus e de quebra algumas boas opções de queijos e outros derivados de leite.    Contando então com uma ajudinha do clima as opções são inúmeras e eu poderia enumerar tranquilamente cerca de 15 ou 20 atrações distribuídas de norte a sul da Holanda, agora na minha opinião nenhuma outra cidade holandesa sintetiza tão bem tudo o que há para se ver e se fazer na Holanda como Amsterdam, muito embora para muitos holandeses Amsterdam seja vista como um país a parte já que culturalmente Amsterdam é tão internacional que é quase impossível compará-la a outras cidades tipicamente holan...

Um tour pela cidade medieval de Bruges (Brugge)

Bruges ou "Brugge" em Holandês (Significa "ponte"  em português), é uma das mais belas, e bem preservadas cidades medievais do Norte da Europa com muitas construções antigas (Século XV), lindos canais, lojas de chocolate, deliciosos Waffels (Favo Holandês), batata frita Belga e até uma fábrica de cerveja (não é o melhor lugar do mundo?). Se já não fosse tudo isso, o centro de Bruges também foi tombado pela UNESCO como um Patrimônio cultural da Humanidade. Veja mais sobre a história de Bruges, no Wikipedia . Canal sob a ponte de Wijngaard que da acesso ao monastério de mesmo nome (Patrimônio Unesco). O que fazer en Bruges?  Embora Bruges tenha um clima romántico com paisagens dignas de cartão postal, carruagens e barquinhos cruzando os lindos canais, Bruges tem de tudo para atrair a todos os gostos e certamente surpreender. A melhor maneira de conhecer Bruges é definitivamente à pé ou de barco(Carros são proibidos no centro histórico da cidade). ...

Mercados de Natal / KerstMarkt / WeihnachtsMarkt

(Atualizado em Novembro de 2022) Durante os meses de Novembro e Dezembro,  embora algumas pessoas prefiram ficar em casa, muitos aproveitam o friozinho como uma boa desculpa para sair de casa e beber um vinho quente, chocolate quente, comer uma sopa, ou ainda esticar as pernas até o mais próximo Mercado de Natal. Embora a Alemanha seja conhecida pela tradição dos mercados de Natal, não é difícil encontrar mercados de Natal em quase todos os países da comunidade europeia. Em um mercado de Natal você vai encontrar diversas comidas típicas desta época do ano, a famosa linguiça Alemã no pão ( Bratwurst ) , o Glühwein (vinho quente com frutas e cravo), biscoitos, crepes, pães recheados e chocolates. Também é possível encontrar enfeites e artigos de decoração para árvores de Natal e outros itens natalinos de cama, mesa e banho. Além de tudo isso os mercados de Natal mudam completamente o visual das cidades, criando uma atmosfera natalina e uma boa oportunidade par...