sábado, 27 de agosto de 2011

Suíça - Um passeio pelos Alpes


Me recordo bem quando ainda pequeno adorava ficar folhando aqueles calendários cheios de fotos de casas bonitas, próximas de montanhas, algumas com neve ou com a chaminé soltando fumaça... Inconscientemente despertava ali a vontade de expandir meus horizontes e ir viajar.


Demorou um pouco, mas em 3 anos consegui planejar e "pagar" minha primeira viagem a Europa e é claro que não poderiam faltar no roteiro aquelas lindas "casinhas".


Embora as casas estilo Enxaimel possam ser encontradas em várias cidades da Alemanha, Suíça, Áustria e até mesmo no Sul do Brasil, as casinhas que eu buscava situavam-se em Interlaken no cantão de Berna na Suíça. Neste post descrevo um pouco da minha segunda visita a Interlaken, em Abril de 2009, quando visitamos o Jungfraujoch junto com um casal de amigos.


O nome da cidade Interlaken em Alemão significa "entre os lagos" justamente porque a cidade se situa entre os lagos Thun e Brienz e ao pé das montanhas Jungfrau, Mönch e Eiger. Embora a cidade receba muitos visitantes durante o inverno, a geografia e belezas naturais do local permitem a realização de vários tipos de passeios e atividades, tais como esquiar, balonismo, para-pente, salto de paraquedas, vela, paraglider, trekking, montanhismo, alpinismo, passeios de trem, passeios de Helicóptero e passeios a cavalo (ufa)...

Interlaken também tem ótimas opções de restaurantes, não só especializados em pratos tipicamente suíços tais como Fondue e Batata Rösti, mas também, restaurantes Italianos, Franceses e de comida Oriental.


 


Vídeo:Vista da sacada.



O reflexo do Sol no gelo das montanhas e acima das nuvens.
-->
 
Vista do restaurante do Hotel.


Pequeno dique controlando o volume de água vindo do Lado Brienz.
 Com a proximidade do centro, mesmo levando o carrinho da bebê foi super tranquilo ir caminhando e bisbilhotando as vitrines das lojas e restaurantes,  e é claro, com uma linda montanha ao fundo é nada difícil não tirar lindas fotos.
Cruzando a ponte do lago Brienz no sentido centro.






















Além da beleza da beleza natural e arquitetônica da cidade Interlaken tem um passeio pra lá de especial, é a visita ao o Jungfraujoch, a mais alta estação de trem da Europa localizada no alto das montanhas entre o monte Eiger e o Jungrfrau, um passeio de trem que leva o dia inteiro, e passa por entre pequenos vilarejos, florestas, estações de esqui e é claro.... muitas "casinhas" ao pé das montanhas.
Estação Interlaken Ost
 O passeio começou bem cedinho e tomamos o primeiro trem na estação Interlaken Ost, de lá seguimos até a estação de Grindenwald aonde trocamos de trem pela primeira vez e em seguida fomos até a estação de Kleine Scheidegg aonde tomamos o trem funicular (um tipo de trem que utiliza um sistema de cabos de aço e engrenagens para poder subir seguramente quando em altitude).
Grindenwald - Primeira troca de trem.
O percurso todo é impressionante, vilas, lindas casas, cachoeiras formadas pelo dê gelo das montanhas, "perai" melhor explicar de outro jeito...
 

Estação de Kleine Scheiddegg - última troca de trem











Ao fundo o funicular.
Detalhe para os "trilhos".
Após a última troca de trens na estação de Kleine Scheidegg, o funicular entra para dentro da montanha e o restante do trajeto é todo feito através dos tuneis até chegar o ponto final, estação Jungfraujoch.
Chegando lá em cima, você encontrará um museu, uma área com esculturas em gelo, salas de conferencia, lanchonete e é claro uma vista maravilhosa!!!
Acesso a área externa .
Fim de Abril e nevando no topo da montanha.
Impossível abrir os olhos.

Esqueceram de mim?


Claro que não, para enfrentar os -10 lá fora levamos uma roupinha "especial".

Brincando nos tuneis de gelo dentro da montanha.
Esculturas no gelo.

Dicas:
Embora hajam restaurantes e lanchonetes em praticamente todas as paradas, não há venda de alimentos dentro do trem, por isso, leve água e algo para comer. Em função da altitude (3454 metros), algumas pessoas podem sentir fraquezas, dores de cabeça ou tonturas antes mesmo de chegar ao "cume da estação", infelizmente não há muito o que fazer nestes casos a não ser beber bastante líquidos sentar e tentar se "aclimatar".

Leve um óculos escuro e filtro solar pois o reflexo do Sol na neve pode dificultar um pouco a sua visão e queimar a pele. O mesmo serve para as câmeras, se o seu modelo permitir não esqueça de levar alguns filtros.

O passeio de trem para o Jungfraujoch costuma ser mais barato fora dos horários de pico, veja mais informações no abaixo.  

Quando ir:
Como dissemos no início, em Interlaken não vão faltar atividades o ano inteiro, entretanto fique atento pois durante o inverno o acesso a montanha pode estar total ou parcialmente fechado. Para nós a visita na primavera foi uma boa escolha pois a temperatura já estava agradável e por isso, pelo menos na cidade não precisávamos usar roupas muito pesadas, além disso a cidade estava muito florida o que rendeu fotos bem coloridas. Da mesma forma, na montanha pegamos neve caindo, vimos pessoas esquiando e até parecia estarmos em pleno inverno.   

Quanto tempo ficar?
Em 2 dias é possível visitar a cidade de Interlaken e também subir ao Jungfraujoch isso num ritmo moderado, recomendo 3 dias para fazer tudo bem relaxado e curtindo muito.  

Como Chegar?
Existem trens partindo da estação central de Bern e também da estação central de Luzern a cada 30 minutos com destino a Interlaken. Mais informações sobre outras opções de trens e aeroportos mais próximos visite: Escritório de Informações Turísticas de Interlaken (em inglês e alemão)  

Onde se hospedar?

Com relação a hospedagem, existem várias opções de Hotéis, B&B e Albergues da juventude, muitos deles bem próximos ao centro da cidade.  Em nossa visita nos hospedamos no Hotel Goldey Swiss, um hotel 3 estrelas sem nenhum luxo, mas extramente limpo e  organizado. Na ocasião, reservamos os quartos com vista para o lago e montanhas e não nos arrependemos nem um pouco, a vista das montanhas e do lado valeram cada centavo.

Ainda não reservou o seu hotel? Utilize o site do nosso parceiro detectahotel, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog.



Sobre o Jungfraujoch:
Para mais informações sobre preços, horários de saída e o que fazer no Jugfraujoch, visite o site oficial: Jungfrau.ch/

Leia também:
Amsterdam, roteiro de 1 dia
De Eindhoven para o mundo
Compras via internet na Holanda
Castelos Medievais na Holanda

4 comentários:

Eliana disse...

Nooossaaa passeio surreal, não!??!?Paisagens lindas mesmo. É muito gratificante ter um sonho de conhecer um lugar e, quando menos se espera, vc está lá! Quando começou o texto, eu também me lembrei de que quando via algumas revistas com castelos e paisagens, costumava recortá-los e colar na "agenda"só para ficar admirando...E a bonequinha toda empacotada...uma belezinha!

Alexandre Augusto disse...

Ehh rapaz, que coisa maravilhosa.
Espero um dia poder visitar vocês pra te ter como guia...

grande abraço

Alexandre Augusto disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Adorei o seu post. Já estive em Interlaken há um bom tempo atrás, e realmente a cidade é maravilhosa. As fotos me fizeram lembrar principalmente o passeio de Jungfrau.
Pretendo voltar, mas agora tenho 2 crianças pequenas ( 1 e 3 anos) e tenho receio do frio para elas. Vou esperar crescerem um pouco para voltar.