terça-feira, 15 de setembro de 2015

Férias escolares e do trabalho na Holanda

Férias na Europa
Muitas pessoas ficam curiosas e acham estranho que aqui na Europa as pessoas conseguem tirar dias de férias aleatoriamente, muitos as vezes tem a impressão de que o "povo aqui" só vive passeando ou não tem regra alguma para tirar férias e na realidade não é bem assim, embaixo eu explico por que:
Em geral nos países Europeus as pessoas tem entre 20 e 35 dias úteis de férias por ano, além disso dependendo da sua carga horária (algumas pessoas trabalham entre 42 e 45 horas semanais) você pode receber da empresa mais alguns dias de férias adicionais (na Holanda eles são conhecidos como ADV Dagen), além disso tudo algumas empresas ainda lhe oferecem a possibilidade de comprar dias de férias, obviamente 1 dia de férias é equivalente a 1 dia de salário e pode-se comprar no máximo entre 10 e 15 dias por ano.
Mas por que os dias de férias podem ser aleatórios? Diferente do Brasil e outros países quentes onde se faz calor o ano inteiro, especialmente no Norte da Europa, apenas 2 ou no máximo 3 meses por ano possuem uma temperatura agradável "acima dos 25 graus", logo imaginem liberar se todos tivessem que tirar 30 dias de férias num período de 2 ou 3 meses, as empresas fechariam as portas pois teriam que contratar pessoal extra para cobrir as férias de todos os funcionários, logo é melhor para a empresa e também para o funcionário diluir as férias aleatoriamente.
Embora seja bem fácil marcar férias curtas de uma semana para outra ou até mesmo de um dia para o outro, o complicado aqui é marcar férias longas, o chefe/supervisor pode muitas vezes torcer o nariz entretanto o funcionário pode faze-lo e tem o respaldo da lei.





Férias Escolares
Quanto as férias escolares, dentro da Holanda, ela é diferente de região para região (as férias de verão principalmente),  imagina todo o país sair ao mesmo tempo de férias, iria virar um caos as estradas, aeroportos e etc, e mesmo assim ainda temos a sexta feira negra (ultimo dia de aula e o transito fica caótico no país todo)...


Para as férias escolares o país é dividido em Noord, Midden e Zuid, você pode verificar no link abaixo em qual região fica sua cidade,   e sempre tem diferença de uma semana para outra a saída para as férias e o retorno das férias, mas todo ano é alterado qual região saí primeiro de ferias...


As férias escolares se dividem em: 


Voorjaarsvakantie, Carnavalsvakantie of Krokusvakantie, que uma semana e é próximo ou no Carnaval.

Meivakantie, que seria as férias de Primavera, geralmente é no final de Abril e começo de Maio, dura uma semana.

Zomervakantie, acontece no Verão, as férias longas, dura 6 semanas é a transição de uma serie para a outra no ano escolar. Acontece entre julho e Agosto, podendo se estender até a primeira semana de Setembro.

Herfstvakantie férias de Outono, também dura uma semana e acontece no final de Outubro, podendo terminar no inicio de Novembro.

Kerstvakantie, ou férias de Natal, essa dura 2 semanas, e é a única q sempre tem data certa para iniciar as crianças tem aulas até a ultima sexta antes do Natal, em 2016 as férias de Natal irá se iniciar dia 24 de Dezembro, ou seja, vai ficar complicado viajar... ;-) 




3 comentários:

Eliana disse...

Realmente, eu também tenho esta impressão de que o povo vive de férias hahaha mas acho legal esta flexibilidade porque cada um tem a possibilidade de fazer de acordo com suas possibilidades. Aqui marido deixa acumular pra gente poder aproveitar no Brasil...vez ou outra ele tira uns diazinhos pra gente passear por aqui tb. E, como tem férias escolares hahaha mal começaram e já tem as férias de outubro batendo à porta! Tudo de bom aí pra vcs!

Marcia Nichelatti disse...

Muito legal seu post. Abraço!

Viajento disse...

Bem diferente mesmo. Eu, particularmente, prefiro férias longas, de pelo menos duas/três semanas. Durante o ano também emendo alguns feriados ou uso banco de horas para fazer pequenas viagens.