segunda-feira, 28 de abril de 2014

Eindhoven Vrijmarkt


Dia do Rei é dia de festa na Holanda, no país todo milhares de Holandeses e turistas saem as ruas para comemorar o aniversário do Rei Willem Alexander (Monarca da Holanda), em todos os cantos música, grupos passeando de bicicleta ou barcos, sempre vestidos com pelo menos uma peça de roupa da cor Laranja (que simboliza a família Real - Sobrenome "van Oranje-Nassau).

Uma tradição do dia do Rei é o Vrijmarket ou "Mercado Livre" onde todas as pessoas podem colocar à venda nas ruas, artigos de 2a mão ou mesmos bebidas e alimentos sem a necessidade de uma licença ou mesmo de pagar impostos.

Aqui em casa a visita ao Vrijmarkt já virou uma tradição e durante o dia do rei, passamos horas observando as barraquinhas de olhos nos mais diversos artigos que as pessoas colocam a venda.




O Vrijmarkt é uma mistura de mercado de pulgas (ou antiguidades) com uma verdadeira edição de uma revistas de classificados ao ar livre, aqui você encontra de vídeo cassetes à notebooks passando por tapetes persas, brinquedos e até mudas de plantas.




Embora muitos pensem que isso é coisa de 3o mundo, na Europa a compra e venda de artigos de 2a mão são bastante comuns e  em muitos casos ser financeiramente interessante também é ecologicamente correta já que se amplia a vida útil do bem de consumo, este hábito de comprar e vender coisas de 2a mão é incentivado desde cedo, logo é comum ver crianças junto com seus país colocando a venda os brinquedos que não usam mais e juntando os resultados da venda para comprar brinquedos novos, os preços costumam muitas vezes ser irrisórios, quando ao final do dia não são oferecidos gratuitamente.



Outro ponto que chama a atenção são as antiguidades, artigos de todos os tipos procedentes dos mais variados países e muitos ainda em bom estado, parei para observar um vendedor e sua coleção de câmeras, a variedade de câmeras e acessórios, tais como lentes, estojos bolsas, se você é um amante de fotografia com certeza não como não parar para observar e quem sabe até tentar negociar uma velha câmera.






Àrea da cidade designada ao Vrijmarkt no Winkelcentrum Woensel em Eindhoven.







Interesse ver a quantidade de roupas e calçados de crianças a venda, seu bom estado e é claro o número de pessoas interessadas em comprar.




Raquetes de Tênis e coleção de latas de chá.

Varas de Pescar.


Tacos de Golfe.

Coleção de Bonecos.


Coleção de espadas Japonesas e bonecos típicos .

Um velho iBook sobre um forno de microondas.

Um Teclado de madeira de apenas 2 oitavas.


Jogos de chá.

Mudas de tomate, abobrinha, berinjela.

Receivers, mesas de som, vídeo cassetes e DVD players. 

Chichas e chuteiras.


Livros e LP's.

Alimentos e bebidas.



Todos os tipos de visitantes, todas as idades e classes sociais.


É... não me pergunte...




Vai um berço ai?

Não saímos de mãos vazias, por 2,50 encontramos uma linda mochila da Dora Exploradora.

O próximo Vrijmarket será no dia 27 de Abril do ano que vem, quando o Rei Willem Alexander completará mais um ano de vida.


Leia também:

O que fazer em Amsterdam?
Como proteger suas fotos digitais?
A partir de Eindhoven voando Low Cost
Museu Nemo

Um comentário:

Começaria tudo outra vez... disse...

Amei. Deve ser algo gostoso de se ver e mais que isto, deve dar vontade de comprar muita coisa (pelo menos eu teria. gosto de quinquilharias e no meio delas sempre tem algo muito bom). quando estive na itália, passei 2 meses em Cantoira e tem algo semelhante mas bem menor em frente a Igreja aos domingos!!!!