Pular para o conteúdo principal

Um tour pela cidade medieval de Bruges (Brugge)


Bruges ou "Brugge" em Holandês (Significa "ponte"  em português), é uma das mais belas, e bem preservadas cidades medievais do Norte da Europa com muitas construções antigas (Século XV), lindos canais, lojas de chocolate, deliciosos Waffels (Favo Holandês), batata frita Belga e até uma fábrica de cerveja (não é o melhor lugar do mundo?).

Se já não fosse tudo isso, o centro de Bruges também foi tombado pela UNESCO como um Patrimônio cultural da Humanidade. Veja mais sobre a história de Bruges, no Wikipedia.

Canal sob a ponte de Wijngaard que da acesso ao monastério de mesmo nome (Patrimônio Unesco).

O que fazer en Bruges? 

Embora Bruges tenha um clima romántico com paisagens dignas de cartão postal, carruagens e barquinhos cruzando os lindos canais, Bruges tem de tudo para atrair a todos os gostos e certamente surpreender.

A melhor maneira de conhecer Bruges é definitivamente à pé ou de barco(Carros são proibidos no centro histórico da cidade).

Canal com a Igreja de Nossa Senhora ao fundo









Rozenhoedkaai.
A passagem Rozenhoedkaai é um dos pontos mais fotografados de Bruges e no fim da idade Média era utilizada pelos barcos para o transporte de Sal.


Uma dica muito importante é que você não precisa dormir em Bruges (a menos que tenha planejado é claro), mas sem dúvida nenhuma vale a pena esperar o sol se por e se surpreender com a belíssima iluminação e o visual da cidade durante a noite.




Para quem não gosta muito de passeios de Barco ou não está afim de andar pela cidade, em Bruges também existem passeios de Carruagem ou Charrete, os passeios geralmente cobrem todos os pontos turísticos mais conhecidos da cidade.






Não podemos deixar de falar das inúmeras lojas de chocolate, tecidos e lembrancinhas de Bruges, muitas destas lojas você encontrará na Steenstraat no centro.


Bruges é com certeza uma das mais bem preservadas cidades com arquitetura Medieval da Europa, a cidade passou quase ilesa pela 2a Guerra Mundial, logo passear por Bruges é voltar no tempo, arquitetura Medieval, ruas pequenas e belíssimos canais.


Além de sua importância histórica e cultural, Bruges também é considerada uma cidade importante pela Igreja Católica. Na cidade encontram-se várias igrejas históricas é a relíquia que contém uma amostra do sangue de Cristo colhido por Jośe de Arimatéia, a reliquia encontra-se na Basilica do Sangue Sagrado (Basilica of the Holy Blood).

Durante um passeio pela cidade também pode-se identificar diversas imagens e referências a Santos Católicos.


Basilica do Sangue Sagrado









Antigas instalações do Hospital São João - Sint Janshospitaal

Antigas instalações do Hospital São João - Sint Janshospitaal




Antigas instalações do Hospital São João - Sint Janshospitaal


Bruges também respira arte! Lindos bordados, enfeites de chocolate, esculturas e muito mais.


Pequena loja de rua com alguns items expostos ao público.




As Delicias de Bruges!

Existe uma brincadeira por aqui, e dizem que o melhor país do mundo é Bélgica, o prato nacional é a Batata Frita e as especialidades a Cerveja (mais de 100 marcas de cervejas) e o chocolate Belga.

Waffel Belga Servido com Chantilly, Morango e coberto por chocolate Belga   
No inverno ou no verão não deixe de experimentar o Waffel Belga com mais de 20 opções de coberturas!

Se estiver friozinho... que tal um chocolate quente feito com chocolate Belga?


Casa de Chá com algumas guloseimas expostas.

Lojas de Chocolate para todos os gostos. As caixas também são feitas de chocolate...


 
Os apreciadores de uma boa cerveja vão "ter trabalho", além da cervejaria de Bruges a "Halve Maan" (Meia Lua em Português), lá você também  encontra nas lojas e nos bares várias outras marcas conhecidas tais como Duvel, La Trappe, Orvel, Chimay entre outras.


Groote Markt
Na Groote Markt (Grande Mercado) você encontra além da belíssima prefeitura, da Basílica do Sangue Sagrado muitas outras construções e esculturas históricas, com certeza vale a pena visitar.


Prefeitura de Bruges


Entrada Begijnhof - Monastério

Begijnhof Ten Wijngaarde ou o convento das freiras da ordem de São Benedito, é um lugar bonito e bastante tranquilo que também merece uma visita, desde a entrada existem várias placas pedindo silêncio e respeito as freiras que desde 1245 vivem por lá.

As casas do convento também foram tombadas como patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.


Freiras Passeando em meio aos turistas
O convento fica aberto todos os dias até ás 18:30.


Quando ir:

Qualquer época do ano, durante o inverno é possível que alguns passeios de barco não estejam disponíveis em função da neve.


Como Chegar:

A partir de Amsterdam ou Rotterdam:

Para chegar em Bruges é necessário viajar de Amsterdam para Bruxellas ou Antuérpia e de lá você tomar um trem local para Bruges, o custo da viagem de ida pode variar entre 50 à 120 Euros, dependendo do horário e disponibilidade, também é possível utilizar o trem de alta velocidade Thalys que saí de Rotterdam, em ambos os casos é necessário reservar assentos nos trens com antecedência.

A partir de Eindhoven:

Trem: Infelizmente não existe trem saindo de Eindhoven com destino a Brugge,  Bruxellas ou Antuérpia, é necessário ir de trem até Rotterdam e de lá seguir o roteiro indicado acima.

Carro: De carro a partir de Eindhoven são 2h minutos até Bruges.

Aonde se hospedar:



Leia também:


           Roteiro de 1 dia por Amsterdam               

     Castelos Medievais na Holanda!                                     





Procurando produtos brasileiros na Holanda? 






Não muito além de Amsterdam - Haarlem 


Comentários

Visite também

Produtos Brasileiros na Holanda.

      Atualizado Dez/2020   A escolha de viver no exterior não é nada fácil, se por um lado desfrutamos da vantagem de viver em uma sociedade mais organizada, com menos violência e a possibilidade de vez em quando dar aquela escapadinha para algum lugarzinho "legal", por outro lado, vivemos longe das pessoas que amamos, passamos meio ano embaixo de um frio que ninguém merece e é claro, na hora hora que o verão chega e você quer fazer aquele churrasquinho Brasileiro, cadê a picanha? E o guaraná brasileiro  ? E a aguinha de coco? Pudim de leite?  É meu amigo, bem vindo a realidade, e ai vem aquela máxima, não se pode ter tudo nessa vida.... ou será que pode? Bom quanto aos dias de frio realmente não há nada que eu possa fazer por você...já com relação a produtos brasileiros.... Vou tentar compilar neste post algumas dicas de empresas, produtos e dicas de como obter produtos brasileiros aqui na Holanda ou até mesmo quem sabe na divisa com a Alemanha ou com a Bélgica

Imovéis na Holanda - Comprar ou Alugar (guia passo-a-passo)

"TE HUUR" of "TE KOOP"? Imóveis na Holanda Alugar ou Comprar? Após a decisão de realmente se estabelecer em um país seja ele qual for um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa é decidir exatamente aonde irá morar, para isso, todos nós devemos analisar calmamente uma série de variáveis e opções afim de optar pelo melhor local para moradia. Muitas pessoas nos perguntam, como é morar em Eindhoven, e quais os fatores que nos motivaram a escolher esta cidade como moradia, a resposta é claro é bem simples, a escolha da casa foi basicamente influenciada pelo meu antigo trabalho, também aqui em Eindhoven, entretanto, mesmo após ter mudado de emprego e agora estar trabalhando em Rotterdam no norte da Holanda, acredito que a Região onde vivemos seja muito mais tranquila e digamos... a vida passa mais devagar. Claro que desde 2016 o número de expatriados em Eindhoven vem crescendo a taxas muito mais altas que outras cidades da Holanda, e a

Roteiro de 1 dia em Amsterdam

 "Saudoso e Icônico" I Amsterdam removido do Museuplein em Dezembro de 2018 Acho que somos um pouco suspeitos para falar, mas a Holanda tem definitivamente atrativos suficientes para com certeza entrar no roteiro de qualquer um que venha a Europa. Belas paisagens naturais, canais, moinhos, cidades históricas com um estilo bem século 15, lindos campos de cultivo de flores e frutas, excelente museus e de quebra algumas boas opções de queijos e outros derivados de leite.    Contando então com uma ajudinha do clima as opções são inúmeras e eu poderia enumerar tranquilamente cerca de 15 ou 20 atrações distribuídas de norte a sul da Holanda, agora na minha opinião nenhuma outra cidade holandesa sintetiza tão bem tudo o que há para se ver e se fazer na Holanda como Amsterdam, muito embora para muitos holandeses Amsterdam seja vista como um país a parte já que culturalmente Amsterdam é tão internacional que é quase impossível compará-la a outras cidades tipicamente holandesa

Eindhoven - Guia "quase" completo.

Escultura bola e pinos de Boliche - Centro de Eindhoven  Já estava mais do que na hora de escrever um post sobre Eindhoven, na verdade, a ideia era antiga e o título nós já tínhamos a mais de 1 ano, só que faltavam fotos, faltavam detalhes e o principal faltava tempo..... bom ainda falta tempo... por isso achei melhor sem pretensão nenhuma incluir um "quase" ali no meio. Muitas pessoas chegam aqui no blog, perguntando "o que fazer em Eindhoven?", embora Eindhoven seja a 5a maior cidade da Holanda, é sempre bom lembrar que Eindhoven não é uma cidade turística  assim como Amsterdam, Haia (Den Haag) ou Roterdam (Rotterdam). Evoluon - Centro de conferências em formato de disco voador. Eindhoven está localizada na região de "Noord Brabant" ao Sul da Holanda, e é a quinta maior cidade da Holanda com a população de 223 mil habitantes (Senso de Janeiro de 2015). View Pontos de Interesse em Eindhoven in a larger map A cidade de Eindhoven es