sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Mercados de Natal / KerstMarkt / WeihnachtsMarkt



Durante o mês de Dezembro, junto com os dias mais curtos e aquele friozinho, embora algumas pessoas prefiram ficar em casa, muitos aproveitam o friozinho como uma boa desculpa para sair de casa e beber um café, chocolate quente, comer uma sopa ou ainda esticar as pernas até o mais próximo Mercado de Natal.

Embora a Alemanha seja conhecida pela tradição dos mercados de Natal, não é difícil encontrar mercados de Natal em quase todos os países da comunidade europeia.

Em um mercado de Natal você vai encontrar diversas comidas típicas desta época do ano, a famosa lingüiça Alemã no pão, o Glühwein (vinho quente com frutas e cravo), biscoitos, crepes, pães recheados e chocolates.

Na parte de artesanato, é possível encontrar enfeites e artigos de decoração para árvores de Natal e outros items natalinos de cama, mesa e banho.

Além de tudo isso os mercados de Natal mudam completamente o visual das cidades, criando uma atmosfera natalina e uma boa oportunidade para ótimas fotos.

Abaixo apresentamos a vocês algumas fotos de nosso acervo particular, com visitas aos mercados de Natal de Valkenburg (Holanda), Frankfurt, Monschau e Trier (Alemanha), Antuérpia (Bélgica) e Luxemburgo nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013.

Vamos deixar a edição deste post em aberto, assim podemos incluir também as visitas futuras a outros mercados de natal.

Os mercados de Natal geralmente se iniciam no final do mês de Novembro e costumam durar até o fim de semana que antecede o Natal (alguns funcionam até o final do mês de Dezembro).


Valkenburg - Holanda

A cidade de Valkenburg fica no Sul da Holanda, próxima a Maastricht e a cerca de 1h de carro de Eindhoven, na minha opinião Valkenburg é uma das cidades mais bonitas e turísticas do Sul da Holanda, possui as ruinas de um castelo e mais de 20km de cavernas que já foram utilizadas no passado para a extração de pedras para construção e também como esconderijo durante a 2a guerra mundial.

É também "dentro dessas cavernas" que acontece o mercado de Natal de Valkenburg com diversas barracas e um visual fantástico.














É comum encontrar nos mercados de Natal o vinho quente Glühwein, e cada mercado de natal dispõe de sua canequinha personalizada. Acho que já viramos colecionadores, vejam as nossas canequinhas.

Da esquerda para direita - Monshau, Frankfurt e Luxemburgo.


Antuérpia- Bélgica










Frankfurt - Alemanha


Chocolates com mensagens Natalinas.


Barraca de frios com lingüiças e salames da região. 


Enfeites de Natal decorados a mão.




Monschau - Alemanha

Monschau é uma cidadezinha super pequena próxima a Aachen na Alemanha,  a cidade é linda digna de um post, mas o mercado de Natal é pequeno.



Luxemburgo - Luxemburgo











Trier - Alemanha









Leia também:

O que fazer em Amsterdam?
O Jardim botânico de Keukenhof -"Parque das Tulipas" 
A partir de Eindhoven voando Low Cost
Museu Nemo


3 comentários:

Fernanda disse...

Olá! Eu amo mercados de Natal, fui em Innsbruck e em Berlim. A comida também é excelente, agora vendo seu post quero ir em Antuérpia, que lindo!

Eliana disse...

Oh que feiras interessantes! Passando pra desejar a toda família um Feliz 2014 cheio de novas descobertas! Tudo de bom!

Andreza Nazareth disse...

Nossa, quanto lugar maravilhoso!!! Estou morando em Delft, Holanda, mas fiquei apaixonada por Valkenburg! Quero voltar para ver o mercado de Natal nas cavernas. Bom saber que começa no final de novembro. Fiquei animadíssima!!! Bjos!