Pular para o conteúdo principal

Protegendo suas Fotos e arquivos de Viagem - Parte 1/2

Nossa paixão por viagens, diferentes culturas e modos de vida já vem de longa data junto com a necessidade de expandir nossos horizontes e conhecer melhor o mundo em que vivemos.

Viajar é ganhar conhecimento, ter novas experiências e muitas vezes celebrar a conquista de um objetivo, quando a viagem por si só não é um objetivo.

Foto: Arquivo Pessoal - Space Center Houston 2014


As pessoas viajam quando solteiras, viajam quando casam, quando celebram aniversário de casamento ou namoro e alguns até viajam para celebrar seus divórcios.

Ao termino de uma viagem sempre trazemos "fora aquilo que ultrapassou a cota dos 500US$", as belas histórias, experiências, recordações e muitaaaaaass fotos.

Em nossas viagens, gostamos de sempre registrar tudo, ver as coisas por ângulos diferentes e muitas vezes até sob diferentes luzes.

Foto: Arquivo Pessoal - Casa Branca -  dia 

Foto: Arquivo Pessoal - Casa Branca - noite
Quando as fotos se referem a acontecimentos especiais, tais como o nascimento de um filho, um casamento ou mesmo a viagem dos seus sonhos elas passam a ter um valor ainda maior....e se por acaso você for fotógrafo ou simplesmente"viver de Blog" então meu amigo, as fotos serão parte do resultado do seu trabalho.

Pensando nisso resolvemos escrever este post dando algumas dicas de como proteger o seu arquivo fotográfico.

Para se proteger as fotos é necessário em primeiro lugar entender os riscos aos quais as fotos estão sujeitas, estes riscos estão presentes nos seguintes momentos: Aquisição, armazenamento inicial ou intermediário, transferência, manipulação ou edição e durante o armazenamento final ou arquivamento das fotos.

Em 2001 junto com um grupo de quatro amigos, viajei de São Paulo até "quase" em Cusco, no Peru, tomamos o lendário "trem da morte" que saía do Mato Grosso rumo a La Paz na Bolívia.

Foto emprestada do amigo fotógrafo Ale Augusto - La Paz 2001


A viagem foi excelente,  lindas paisagens, pessoas, lugares, comidas e objetos, tudo registrado em filmes de 36 poses em minha saudosa Canos EOS 300 (analógica), mas, tive alguns problemas de saúde causados pela altitude e depois de alguns dias no hospital fui obrigado a deixar o país pelo meio mais rápido, ou seja de avião, na época a melhor opção foi retornar a São Paulo com uma escala em Bogotá na Colômbia e embora fosse pedido "extremo cuidado" as autoridades aeroportuárias Bolivianas, meus filmes com mais de 300 fotos foram completamente apagados ao serem colocados diretamente nas máquinas de Raio-X.

Aquisição - o momento de "tirar ou bater" a foto
Devemos preparar tudo com muito cuidado antes de sair tirando fotos, alguns pontos importantes a serem checados são:

-Capacidade de Memória Suficiente para a quantidade de dias viajados e o número de fotos que se deseja tirar
-Baterias principais e suplementares
-Uma câmera ou celular confiáveis e preferencialmente um outro de backup

- Prazer, apresento meu dedo Indicador


Alguns erros comuns:
-Utilizar Baterias recarregáveis ao fim de sua vida útil
-Celular com pouca memória disponível
-Utilizar na câmera A a mesma memória que foi formatada na câmera B - Algumas câmeras fotográficas podem formatar seus pentes de memória com pequenas diferenças que se usadas em outras câmeras podem gerar erros na gravação das fotos, para evitar este problema evite intercambiar pentes de memória entre câmeras diferentes.

Armazenamento Inicial:
Tirada ou batida a foto, ela ficará armazenada no pente de memória da câmera ou na memória de seu telefone celular, além da perda ou queda acidental do dispositivo outro risco de se perder as fotos é a eventual "apagadinha" das fotos que você achou que não foram bem tiradas, por isso, procure não apagar nenhuma foto antes de fazer ao menos 1 cópia das fotos do seu equipamento.

Para minimizar os riscos durante o armazenamento inicial das fotos, devemos garantir que as mesmas sejam "backupeadas" o mais breve possível e durante uma viagem as formas mais comuns são: armazenamento no computador ou tablet, armazenamento em um disco externo/pen-drive ou mesmo o armazenamento em Nuvem (dropbox, google drive, Sky drive e afins).

Outra opção também é imprimir as fotos já no local ou quando existem mais viajantes guardar cópias uns dos outros.

Erros Comuns:
-Publicar as fotos no Facebook, Instagram ou enviar para outras mídias sociais - As mídias sociais geralmente reduzem o tamanho e a resolução das fotos o que automaticamente reduz sua qualidade.


Transferência:
Os erros mais comuns ocorridos durante a transferência das fotos do equipamento para um computador ou Tablet acontecem ou por distração ou por falta de experiência com o software ou sistema operacional usado para transferir as fotos, o mais comum é o apagamento "não-
intencional" das fotos, outro bem comum é por exemplo a transferência de fotos do iPhone para um computador sem o iTunes onde o usuário acaba por copiar apenas as miniaturas das fotos.

Aqui não tem jeito, para reduzir os riscos só mesmo se acostumando com o software e treinando bastante antes de copiar aquelas fotos que nem em pensamento você pode perder.


Continuação deste post disponível  aqui!


Leia também:


           Roteiro de 1 dia por Amsterdam               

     Castelos Medievais na Holanda!                                     





Procurando produtos brasileiros na Holanda? 





Não muito além de Amsterdam - Haarlem 


Comentários

Muito muito bom, importante e util. Parabens pelo texto e explicações!!

Visite também

Produtos Brasileiros na Holanda.

      Atualizado Dez/2020   A escolha de viver no exterior não é nada fácil, se por um lado desfrutamos da vantagem de viver em uma sociedade mais organizada, com menos violência e a possibilidade de vez em quando dar aquela escapadinha para algum lugarzinho "legal", por outro lado, vivemos longe das pessoas que amamos, passamos meio ano embaixo de um frio que ninguém merece e é claro, na hora hora que o verão chega e você quer fazer aquele churrasquinho Brasileiro, cadê a picanha? E o guaraná brasileiro  ? E a aguinha de coco? Pudim de leite?  É meu amigo, bem vindo a realidade, e ai vem aquela máxima, não se pode ter tudo nessa vida.... ou será que pode? Bom quanto aos dias de frio realmente não há nada que eu possa fazer por você...já com relação a produtos brasileiros.... Vou tentar compilar neste post algumas dicas de empresas, produtos e dicas de como obter produtos brasileiros aqui na Holanda ou até mesmo quem sabe na divisa com a Alemanha ou com a Bélgica

Imovéis na Holanda - Comprar ou Alugar (guia passo-a-passo)

"TE HUUR" of "TE KOOP"? Imóveis na Holanda Alugar ou Comprar? Após a decisão de realmente se estabelecer em um país seja ele qual for um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa é decidir exatamente aonde irá morar, para isso, todos nós devemos analisar calmamente uma série de variáveis e opções afim de optar pelo melhor local para moradia. Muitas pessoas nos perguntam, como é morar em Eindhoven, e quais os fatores que nos motivaram a escolher esta cidade como moradia, a resposta é claro é bem simples, a escolha da casa foi basicamente influenciada pelo meu antigo trabalho, também aqui em Eindhoven, entretanto, mesmo após ter mudado de emprego e agora estar trabalhando em Rotterdam no norte da Holanda, acredito que a Região onde vivemos seja muito mais tranquila e digamos... a vida passa mais devagar. Claro que desde 2016 o número de expatriados em Eindhoven vem crescendo a taxas muito mais altas que outras cidades da Holanda, e a

Roteiro de 1 dia em Amsterdam

 "Saudoso e Icônico" I Amsterdam removido do Museuplein em Dezembro de 2018 Acho que somos um pouco suspeitos para falar, mas a Holanda tem definitivamente atrativos suficientes para com certeza entrar no roteiro de qualquer um que venha a Europa. Belas paisagens naturais, canais, moinhos, cidades históricas com um estilo bem século 15, lindos campos de cultivo de flores e frutas, excelente museus e de quebra algumas boas opções de queijos e outros derivados de leite.    Contando então com uma ajudinha do clima as opções são inúmeras e eu poderia enumerar tranquilamente cerca de 15 ou 20 atrações distribuídas de norte a sul da Holanda, agora na minha opinião nenhuma outra cidade holandesa sintetiza tão bem tudo o que há para se ver e se fazer na Holanda como Amsterdam, muito embora para muitos holandeses Amsterdam seja vista como um país a parte já que culturalmente Amsterdam é tão internacional que é quase impossível compará-la a outras cidades tipicamente holandesa

Um tour pela cidade medieval de Bruges (Brugge)

Bruges ou "Brugge" em Holandês (Significa "ponte"  em português), é uma das mais belas, e bem preservadas cidades medievais do Norte da Europa com muitas construções antigas (Século XV), lindos canais, lojas de chocolate, deliciosos Waffels (Favo Holandês), batata frita Belga e até uma fábrica de cerveja (não é o melhor lugar do mundo?). Se já não fosse tudo isso, o centro de Bruges também foi tombado pela UNESCO como um Patrimônio cultural da Humanidade. Veja mais sobre a história de Bruges, no Wikipedia . Canal sob a ponte de Wijngaard que da acesso ao monastério de mesmo nome (Patrimônio Unesco). O que fazer en Bruges?  Embora Bruges tenha um clima romántico com paisagens dignas de cartão postal, carruagens e barquinhos cruzando os lindos canais, Bruges tem de tudo para atrair a todos os gostos e certamente surpreender. A melhor maneira de conhecer Bruges é definitivamente à pé ou de barco(Carros são proibidos no centro histórico da cidade).

Eindhoven - Guia "quase" completo.

Escultura bola e pinos de Boliche - Centro de Eindhoven  Já estava mais do que na hora de escrever um post sobre Eindhoven, na verdade, a ideia era antiga e o título nós já tínhamos a mais de 1 ano, só que faltavam fotos, faltavam detalhes e o principal faltava tempo..... bom ainda falta tempo... por isso achei melhor sem pretensão nenhuma incluir um "quase" ali no meio. Muitas pessoas chegam aqui no blog, perguntando "o que fazer em Eindhoven?", embora Eindhoven seja a 5a maior cidade da Holanda, é sempre bom lembrar que Eindhoven não é uma cidade turística  assim como Amsterdam, Haia (Den Haag) ou Roterdam (Rotterdam). Evoluon - Centro de conferências em formato de disco voador. Eindhoven está localizada na região de "Noord Brabant" ao Sul da Holanda, e é a quinta maior cidade da Holanda com a população de 223 mil habitantes (Senso de Janeiro de 2015). View Pontos de Interesse em Eindhoven in a larger map A cidade de Eindhoven es