terça-feira, 3 de maio de 2011

Koninginnedag - O dia da Rainha

Neste último sábado 30 de Abril assim como em todos os anos é comemorado na Holanda O dia da Rainha ou "Koninginnedag".



O Dia da Rainha teve sua primeira comemoração na Holanda em 31 de Agosto de 1885, com o objetivo de celebrar junto ao povo o aniversário da então princesa Wilhelmina, e é claro através disso aumentar a popularidade do então impopular rei William III pai de Wilhemina.

-->


A tradição se manteve, Wilhelmina continuou celebrando seus aniversários mesmo após assumir o trono em 1890. Com a saída de Wilhelmina do trono e a ascensão de Juliana (sua filha) o dia da Rainha passou então a ser comemorado no dia do aniversário da rainha Juliana em 30 de Abril, data que é mantida até hoje como dia da rainha devido a homenagem feita a Juliana por sua filha a atual rainha Beatrix (A data do aniversário da rainha Beatrix é em 31 de Janeiro).



O dia da rainha é um dia muito especial para os Holandeses, e é marcado por muitas atrações e festividades, todos os anos a rainha escolhe uma cidade Holandesa para visitar e comemorar o seu aniversário, em 2011 foi escolhida a cidade de Massgouw em Limburg, veja mais detalhes sobre a visita (em Holandês) http://www.koninginnedag2011.nl

Neste dia de festividade em toda a Holanda, muitos holandeses saem as ruas vestindo ao menos uma peça de roupa laranha ou então nas cores da bandeira da Holanda, muitos pintam a cara e alguns... até exageram um pouco, mas o clima é super positivo e rola muita diversão para todas as idades.

*Fotos centro de Eindhoven
 (Arquivo pessoal)

















Outro costume dos holandeses é o de astear  a bandeira holandesa do lado de fora de suas casas, bem patriótico eu diria.



Outra curiosidade do "Koninginnedag" é o vrijmarkt ou "mercado livre", o dia da rainha é o único dia do ano em que o governo Holandês permite  que as pessoas vendam suas coisas "na rua" sem que possuam uma permissão, além disso também não são cobrados impostos. As pessoas costumam montar barraquinhas (Lençois sobre o chão) em parques e em áreas próximas a feiras livres aonde expõe brinquedos usados, jogos, DVD's, video cassetes, filmadoras Betamax e coisas do tipo... algumas pessoas aproveitam para vender doces, salgados e até mesmo comidas típicas ou bebidas.

 (Vondelpark Amsterdam by Dirk van der Made CreativeCommons License)



(Vrij Markt Vreeswijk, photo from Harry_NL via CreativeCommons License)

Quer ver mais fotos legais sobre o Vrij Markt, visite o site na nossa amiga Gi, ela postou muitas fotos bacanas sobre "coisas" que o povo vende na rua no Koninginnedag .

Este ano comemoramos o "Koninginnedag" em Eindhoven, a cidade estava super cheia, todo o centro foi fechado para carros e haviam pelo menos 3 shows/raves acontecendo em paralelo em pontos diferentes da cidade, segundo alguns amigos brasileiros e também holandeses o melhor lugar para se comemorar o "Koninginnedag é em Amsterdam dada a diversidade da cidade e também os shows monstruosos organizados sempre na Museumplein.

É isso ai, ótimo dia da rainha para todos e até o ano que vem.


Atualização - Em 2012 a cidade escolhida pela rainha para visita oficial é a cidade de Rhenen - veja mais no site oficial: http://www.koninginnedag2012.nl/rhenen/


Leia também:
Primavera na Holanda
O que mais visitar na Holanda além de Amsterdam

De Eindhoven para o resto da europa via lowcost
Compras via internet na Holanda
Castelos Medievais na Holanda

Nenhum comentário: